Nem sempre estamos à procura do agito: descansar e relaxar pode ser tão divertido quando brincar e dançar pelas ruas, e quem disse que isso é motivo para ficar parado em casa? Para quem é do tipo que passa longe dos trios, blocos, espumas e não quer nem pensar em “cair na folia” nesse carnaval, preparamos uma seleção especial de destinos com muita tranquilidade – e atividades alternativas!
Minas Gerais
Você já ouviu falar no Circuito Verde (ou Trilha dos Bandeirantes)? É um grande itinerário histórico-ecológico que vai agradar a todo amante da natureza que não quer só jogar as pernas pro ar. A Trilha passa por Betim, Conceição do Pará, Esmeraldas, Florestal, Itaúna, Juatuba, Pitangui, Ribeirão das Neves e São Gonçado do Pará, cidades que se destacam por suas pousadas rurais, hotéis fazenda e várias opções gastronômicas da tradicional comida mineira.
Curitiba – Paraná
Curitiba é destino conhecido pela falta de tradição sambista e mesmo carnavalesca, deixando a cidade vazia no carnaval. A cidade oferece mais de 25 parques e bosques naturais, sendo o Jardim Botânico o principal deles, e há também o teatro Ópera de Arame, que brilha aos olhos com sua estrutura metálica que lembra frágeis entrançados.
Para os mais alternativos, a cidade oferece ainda o Psycho Carnival, tradicional evento de rock da época, além de um festival de filmes de terror e uma “caminhada de zumbis” – a Zombie Walk – que ano passado reuniu mais de 6000 pessoas.
Guaramiranga – Ceará
A 865m de altitude com temperaturas entre 18 e 25ºC, Guaramiranga é destino cearense certo, na serra de Baturité, a 110km de Fortaleza. O Festival de Jazz de Blues é tradicional na época de carnaval, sempre com grandes nomes nacionais e internacionais: ideal para quem quer fugir dos blocos e das ruas. A cidade conta ainda com belíssimas expressões culturais como chácars e feiras, com a apresentação de artesanatos, música e grupos de teatro.
Gostou das dicas? Não deixe de aproveitar o máximo do carnaval – à sua maneira! O Juntos a Bordo deseja a todos uma boa viagem.