Tanto aqueles que viajam com frequência como aqueles passageiros de primeira viagem sabem que as longas horas na estrada podem servir como espaços para várias atividades – seja ver um filme, um seriado ou, como iremos falar, ler um livro.
Pensando nisso, selecionamos cinco livros essenciais para aqueles que querem usar o tempo de viagem para conhecer outras histórias – e se estas forem relacionadas a viagens, melhor ainda!
-
Livre: A Jornada de Uma Mulher em Busca do Recomeço, de Cheryl Strayed
Este é um livro autobiográfico que vai contar a história de Cheryl, que aos 22 anos perdeu a mãe repentinamente e viu sua família desmoronar com o seu divórcio e o distanciamento dos familiares.
Diante destes acontecimentos, 4 anos depois ela toma uma decisão completamente impulsiva, que viria a ser a mais desafiadora experiência da sua vida: caminhar 1.770 quilômetros da Pacific Crest Trail (PCT) – trilha que atravessa a costa oeste dos Estados Unidos, do deserto de Mojave, através da Califórnia e do Oregon, em direção ao estado de Washington – sem qualquer companhia. Em sua jornada, ela se deparou com os mais diversos obstáculos, mas tudo serviu também como forma de fortalecimento.
Em 2014, o filme foi parar nas telas do cinema, estrelado por Reese Whiterspoon no papel de Cheryl e rendeu, além de diversos elogios da crítica, duas indicações ao Óscar.
Segundo a autora, “todo processo de transformação pessoal depende de entrega e aceitação”.
-
Comer, Rezar, Amar, de Elizabeth Gilbert
Este livro de 2006 conta com as memórias da autora, Elizabeth, em sua viagem de 1 ano ao redor do mundo. Elizabeth tinha tudo o que muitos desejam: uma carreira bem sucedida, uma boa casa e um marido. No entanto, Elizabeth sentia que algo faltava, então deu início ao seu divórcio e, logo após, embarcou uma jornada que mudou sua vida.
Foram 4 meses na Itália, desfrutando das maravilhas culturais e culinárias daquele país. Depois, passou 3 meses na Índia, descobrindo sua espiritualidade e o poder da oração. Por fim, chegou a Balí, onde encontrou paz consigo mesma e um novo amor.
Em 2010, o livro conseguiu o marco de 158 semanas seguidas na lista do The New York Times dos livros mais vendidos. Também em 2010, o filme foi adaptado para o cinema, estrelando Julia Roberts.
-
On the Road, de Jack Kerouac
On the Road é um clássico da literatura beat e é também considerado como a grande obra de Kerouac. Tendo sua primeira edição lançada em 1957, este livro serviu de inspiração para diversos jovens mundo a fora nos anos 60.
O livro foi rejeitado diversas vezes até ter seu manuscrito aceito, pois Kerouac o escreveu em uma prosa diferenciada, o que ele chamava de prosa espontânea – algo semelhante ao fluxo de consciência. De inspiração autobiográfica, a obra conta a história das viagens de carro de Sal Paradise e Dean Moriarty ao longo dos Estados Unidos e México. Com esta obra, o autor se afirmou como “pai dos beatnick” e teve um grande sucesso de público.
Em 2012, o filme teve sua adaptação ao cinema feita pelas mãos do brasileiro Walter Salles.
-
Na Natureza Selvagem, de Jon Krakauer
Jon Krakauer é um escritor e jornalista, que lançou em 1996 este livro, inspirado na história real de Chris McCandless.
Chris McCandless é um jovem de família rica, recém formado na faculdade. Desejando sair da sua zona de conforto de comum jovem americano, ele decide embarcar em uma jornada completamente diferente: doa todo seu dinheiro, abandona seu carro, doa seus pertences, adota outro nome e some na estrada, sem dar mais notícias aqueles que viviam ao seu redor – incluindo sua família. Dois anos depois, é encontrado morto, congelado, e inúmeras questões surgem – quem ele era, porque tomou aquela decisão, o que o levou a morrer.
Diante disso, o autor colocou em livro o que viriam a ser os passos de Chris – em uma mistura incrível de realidade e ficção. Nessa história, repleta de simbolismos, o autor explora a história daqueles que vivem a margem, pegando caronas, dormindo em acampamentos, pedindo dinheiro para sobreviver.
Este livro também foi adaptado ao cinema, em 2007, tendo Sean Penn como diretor e Emile Hirsch no papel de McCandless.
-
Cem Dias Entre o Céu e o Mar, de Amyr Klink
Em um minúsculo barco a remo intitulado de “Lâmpada Flutuante”, Amyr Klink atravessa o Oceano Atlântico – e relata tudo neste livro autobiográfico. Em Junho de 1984, Klink saiu do porto de Lüderitz, na Namíbia, sul da África, e em uma jornada de cerca de 3500 milhas chegou até a praia da Espera no litoral baiano.
A bordo de seu barco a remo de quase 6 metros, o brasileiro preenchia seu tempo com aquilo que estava ao seu redor – com os objetos do barco, com os animais na superfície do oceano, nas páginas do diário e nas dobras das cartas.
Com esta travessia, Amyr Klink se tornou o primeiro explorador a atravessar o Atlântico Sul em um barco a remo e a navegar ao redor da região polar ártica.
O livro ainda virou uma saga que hoje possui mais de 30 anos e chegou a marca de cerca de 2 milhões de exemplares vendidos. É uma história que mistura valores tradicionais e ousadia, que sustentaram o autor nesta jornada e em seus diversos obstáculos.