4 de março de 2016 abrati

5 livros para quem gosta de viajar

Tanto aqueles que viajam com frequência como aqueles passageiros de primeira viagem sabem que as longas horas na estrada podem servir como espaços para várias atividades – seja ver um filme, um seriado ou, como iremos falar, ler um livro.

Pensando nisso, selecionamos cinco livros essenciais para aqueles que querem usar o tempo de viagem para conhecer outras histórias – e se estas forem relacionadas a viagens, melhor ainda!

  • Livre: A Jornada de Uma Mulher em Busca do Recomeço, de Cheryl Strayed

Baixar-Livro-Livre-Cheryl-Strayed-em-PDF-ePub-e-Mobi

Este é um livro autobiográfico que vai contar a história de Cheryl, que aos 22 anos perdeu a mãe repentinamente e viu sua família desmoronar com o seu divórcio e o distanciamento dos familiares. 

Diante destes acontecimentos, 4 anos depois ela toma uma decisão completamente impulsiva, que viria a ser a mais desafiadora experiência da sua vida: caminhar 1.770 quilômetros da Pacific Crest Trail (PCT) – trilha que atravessa a costa oeste dos Estados Unidos, do deserto de Mojave, através da Califórnia e do Oregon, em direção ao estado de Washington – sem qualquer companhia. Em sua jornada, ela se deparou com os mais diversos obstáculos, mas tudo serviu também como forma de fortalecimento.

Em 2014, o filme foi parar nas telas do cinema, estrelado por Reese Whiterspoon no papel de Cheryl e rendeu, além de diversos elogios da crítica, duas indicações ao Óscar.

Segundo a autora, “todo processo de transformação pessoal depende de entrega e aceitação”.

  • Comer, Rezar, Amar, de Elizabeth Gilbert

Capa Comer Rezar e Amar

Este livro de 2006 conta com as memórias da autora, Elizabeth, em sua viagem de 1 ano ao redor do mundo. Elizabeth tinha tudo o que muitos desejam: uma carreira bem sucedida, uma boa casa e um marido. No entanto, Elizabeth sentia que algo faltava, então deu início ao seu divórcio e, logo após, embarcou uma jornada que mudou sua vida.

Foram 4 meses na Itália, desfrutando das maravilhas culturais e culinárias daquele país. Depois, passou 3 meses na Índia, descobrindo sua espiritualidade e o poder da oração. Por fim, chegou a Balí, onde encontrou paz consigo mesma e um novo amor.

Em 2010, o livro conseguiu o marco de 158 semanas seguidas na lista do The New York Times dos livros mais vendidos. Também em 2010, o filme foi adaptado para o cinema, estrelando Julia Roberts.

  • On the Road, de Jack Kerouac

julgando-pela-capa-on-the-road-livro-autor-jack-kerouac-sinopse

On the Road é um clássico da literatura beat e é também considerado como a grande obra de Kerouac. Tendo sua primeira edição lançada em 1957, este livro serviu de inspiração para diversos jovens mundo a fora nos anos 60.

O livro foi rejeitado diversas vezes até ter seu manuscrito aceito, pois Kerouac o escreveu em uma prosa diferenciada, o que ele chamava de prosa espontânea – algo semelhante ao fluxo de consciência. De inspiração autobiográfica, a obra conta a história das viagens de carro de Sal Paradise e Dean Moriarty ao longo dos Estados Unidos e México. Com esta obra, o autor se afirmou como “pai dos beatnick” e teve um grande sucesso de público.

Em 2012, o filme teve sua adaptação ao cinema feita pelas mãos do brasileiro Walter Salles.

  • Na Natureza Selvagem, de Jon Krakauer

livro_na_natureza_selvagem

Jon Krakauer é um escritor e jornalista, que lançou em 1996 este livro, inspirado na história real de Chris McCandless.

Chris McCandless é um jovem de família rica, recém formado na faculdade. Desejando sair da sua zona de conforto de comum jovem americano, ele decide embarcar em uma jornada completamente diferente: doa todo seu dinheiro, abandona seu carro, doa seus pertences, adota outro nome e some na estrada, sem dar mais notícias aqueles que viviam ao seu redor – incluindo sua família. Dois anos depois, é encontrado morto, congelado, e inúmeras questões surgem – quem ele era, porque tomou aquela decisão, o que o levou a morrer.

Diante disso, o autor colocou em livro o que viriam a ser os passos de Chris – em uma mistura incrível de realidade e ficção. Nessa história, repleta de simbolismos, o autor explora a história daqueles que vivem a margem, pegando caronas, dormindo em acampamentos, pedindo dinheiro para sobreviver.

Este livro também foi adaptado ao cinema, em 2007, tendo Sean Penn como diretor e Emile Hirsch no papel de McCandless.

  • Cem Dias Entre o Céu e o Mar, de Amyr Klink

849099

Em um minúsculo barco a remo intitulado de “Lâmpada Flutuante”, Amyr Klink atravessa o Oceano Atlântico – e relata tudo neste livro autobiográfico. Em Junho de 1984, Klink saiu do porto de Lüderitz, na Namíbia, sul da África, e em uma jornada de cerca de 3500 milhas chegou até a praia da Espera no litoral baiano.

A bordo de seu barco a remo de quase 6 metros, o brasileiro preenchia seu tempo com aquilo que estava ao seu redor – com os objetos do barco, com os animais na superfície do oceano, nas páginas do diário e nas dobras das cartas.

Com esta travessia, Amyr Klink se tornou o primeiro explorador a atravessar o Atlântico Sul em um barco a remo e a navegar ao redor da região polar ártica.

O livro ainda virou uma saga que hoje possui mais de 30 anos e chegou a marca de cerca de 2 milhões de exemplares vendidos. É uma história que mistura valores tradicionais e ousadia, que sustentaram o autor nesta jornada e em seus diversos obstáculos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros