3 de agosto de 2015 abrati

75 anos da gaúcha Viação Ouro e Prata

Em 1º de setembro de 1939, dia em que estourou a 2º Guerra Mundial, na praça de Crissiumal (RS), Willy Fleck e Raimundo Fleck fundaram a empresa de transportes Crissiumal. Havia um caminhão de passageiros misto, e dois caminhões de carga. Um ano depois, a empresa adquiriu o primeiro ônibus fechado, pioneiro absoluto da região.

ouro3

Aparecem, porém, dificuldades em todos os setores. As chuvas transformavam as estradas em atoladores intermináveis; pedras eram carregadas nos próprios caminhões a fim de tapar os buracos das estradas que se apresentavam intransitáveis; a 2º Guerra Mundial caracterizou o período por uma grande crise: a completa falta de gasolina. Foi necessário, então, que a firma adotasse o gasogênio para solucionar o problema do transporte, sendo este adaptado a um caminhão Ford, ano 1942.

ouro4

Em 28 de dezembro de 1944, com o constante crescimento do município de Três Passos (RS), a empresa decide abrir uma oficina nesta localidade. Instalada em Três Passos, com uma modesta seção de peças, a oficina vendia gasolina, óleos e pneus. A empresa Willy E. Fleck & Cia. Ltda. decidiu alterar a designação de “Empresa Crissiumal” para “Pioneira” e posteriormente, em 09 de agosto de 1948, foi fundada a Viação Ouro e Prata SA.

A década de 1970 marcou o ganho de novas concessões e linhas para a Viação Ouro e Prata, mas a empresa ao longo doa anos não se preocupou apenas com o crescimento quantitativo, a prova são os inúmeros prêmios que recebe anualmente nas áreas de inovação e qualidades de serviços. O comprometimento social também é marca da empresa, ajudando comunidades em todo Rio Grande do Sul.

ouro6

A Viação Ouro e Prata já celebra mais de 75 anos de tradição e desde o princípio buscou ser pioneira no segmento de transportes, trabalhando sempre com qualidade, segurança e conforto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros