Não dá mais para esperar que as coisas se resolvam sozinhas: está claro que o futuro da humanidade – ao menos neste planeta – será decretado pelas ações da nossa geração. E enquanto não se vê medidas neste sentido em muitas cidades, outras já entenderam a mensagem e arregaçaram as mangas para mudar seu estilo de vida e desenvolvimento para um modelo não só sustentável, mas regenerativo.
A fim de divulgar e promover o desenvolvimento planejado de cidades inteligentes, humanas e sustentáveis, o movimento Connected Smart Cities desenvolveu um ranking para eleger as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. O ranking, que está na quarta edição, é constituído por 70 indicadores categorizados em 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Vamos destacar algumas cidades em que é possível chegar com o Juntos a Bordo para conferir, de perto, iniciativas interessantes.
Curitiba: a grande campeã geral de 2018, com mais pontos nos quesitos mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Caso queira conferir tudo isso na cidade, pesquisa as iniciativas Vale do Pinhão, o Curitiba Tecnoparque, o aplicativo Saúde Já, o programa Faróis de Inovação, as salas de aula com o Google for Education e o Worktiba Barigui para traçar seu roteiro. Ah, e é claro, compre sua passagem com uma das empresas parceiras do Juntos a Bordo para garantir uma viagem tranquila e confortável.
Ipojuca (PE) foi a cidade com mais pontos em segurança no ranking de 2018, por ter implementado diversas iniciativas que levaram a uma diminuição de 55% na taxa de homicídios entre 2017 e 2018. Além de programas educacionais em escolas e capacitação da guarda, a instalação de câmeras de monitoramento e iluminação de LED por todas as localidades do município e o lançamento do aplicativo “153 Digital”, para que o usuário informe ocorrências, incluindo fotos, vídeos e a localização precisa do fato, contribuíram para o resultado. Quem se interessar por ver de perto o funcionamento deste modelo ainda pode usufruir uns dias nas incríveis praias de Porto de Galinhas e Maracaípe.
São Paulo é a campeã em mobilidade urbana e acessibilidade, já que tem a maior integração do país entre diferentes tipos de transportes, com ampla rede de metrô e trens em relação aos demais estados brasileiros, além de mais de 400km de ciclovias e corredores exclusivos para ônibus. O Juntos a Bordo se orgulha em fazer parte dessa grande malha de mobilidade, com ônibus de São Paulo para milhares de destinos. Outras cidades paulistas lideram o ranking de categorias como Meio Ambiente (Santos), Energia (Pirassununga) e Economia (Barueri).
Em todos os quesitos, a campeão da região Norte é Palmas, no Tocantins, figurando entre as 20 primeiras colocadas no ranking geral do país e entre as dez primeiras em Saúde e Educação. Isso porque a cidade oferece 100% de cobertura populacional pelas equipes de Saúde da Família e as unidades de saúde contam com videomonitoramento. Quando estiver por lá, confira também o programa Palmas Solar, de incentivo ao investimento da população em geração de energia solar, e a instalação de abrigos de ponto de ônibus inteligentes, abastecidos com sistema de energia fotovoltaica e sinal wi-fi.
Vá para Palmas de ônibus com empresas do Juntos a Bordo e garanta uma viagem segura e confortável até lá.