Córdoba é a segunda maior cidade de toda a Argentina e foi a primeira capital oficial do país. Ali se iniciaram os trabalhos da Província Jesuítica do Paraguai, uma área religiosa que incluía territórios do Brasil, Bolívia, Uruguai e Chile, além do próprio Paraguai. A mistura de culturas e a riqueza histórica e arquitetônica do lugar rendeu a Córdoba o título de Capital Cultural das Américas.
Apesar de seu desenvolvimento, a cidade continua preservando seu clima interiorano e seu bom humor, famoso em todo país. A graça do povo cordobês é o melhor cartão de visita do lugar.
Embora seja pouco visitada por brasileiros, Córdoba é um importante ponto turístico para os argentinos, que a tomam como base para passeios pelas sierras, regiões de montanha com lindas paisagens. Guarde esses nomes: Valle de Punilla, uma região de belas paisagens onde amadores de trekking e parapente poderão se divertir. Valle de Calamuchita de grande beleza natural cortada por diversos rios e permeada de lagos. Na vegetação, predominam os pinheiros. Villa General Belgrano, localidade turística mais importante do vale, com casinhas em estilo alemão de telhados vermelhos. É nessa cidade de clima privilegiado que ocorre a Oktoberfest argentina.
Na cidade em si, o maior atrativo é o centro histórico, na Plaza San Martín e arredores, onde há diversos edifícios coloniais, boa parte deles obras dos jesuítas, que chegaram a Córdoba em 1599 e foram expulsos do país em 1767 e o legado que deixaram é o “produto” turístico mais procurado da região Não é à toa que o conjunto patrimonial e histórico de toda a região foi considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Manzana Jesuítica. Manzana seria como “quarteirão” e corresponde ao local outrora ocupado pelos jesuítas, um conjunto de construções do século XVII formado pela Igreja da Companhia de Jesus, a Universidade Nacional de Córdoba, com seu Museu Histórico, e o Colégio Nacional de Monserrat.
Catedral A catedral de Córdoba, cuja construção iniciada em 1574 arrastou-se por duzentos anos, possui múltiplas influências arquitetônicas: neoclássica, andaluza, barroca e nativa. Nas torres, decoradas com figuras de índios com saiotes de plumas e trombetas.
Cabildo Construído em 1588, é um dos mais bem preservados dentre os imóveis que sediaram centros administrativos espanhóis durante o período colonial. É utilizado atualmente para concertos e exposições culturais.
Museo de Arte Religioso Juan de Tejeda Funciona em um dos claustros do Monastério das Carmelitas Descalças de Santa Teresa de Jesus. Seu acervo inclui uma riquíssima coleção de arte sacra.
Museo Historico Provincial Marqués de Sobremonte Tão interessante como suas coleções é o imponente imóvel que foi residência de Don Rafael Nuñez, Marquês de Sobremonte. Conservado em seu estado original, é provavelmente o mais antigo imóvel residencial existente na cidade. Possui diversos pátios e mais de vinte quartos.
Parque Sarmiento Inaugurado em 1911, o parque situado na parte mais alta da cidade é obra do paisagista francês Thays, que também projetou os parques de Palermo,em Buenos Aires. O parque, que proporciona vista panorâmica da cidade, conta com um roseiral e um Jardim Zoológico.
Os recursos que sustentaram as atividades religiosas e educacionais dos jesuítas em Córdoba vinham da agricultura e da pecuária praticadas em seis fazendas (estancias): Caroya, Jesús María, Santa Catalina, Alta Gracia, Candelaria e San Ignacio. As cinco primeiras integram a lista do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO e as quatro primeiras podem ser facilmente visitadas a partir de Córdoba.
Córdoba, além de ser uma cidade muito agradável, é também gentil com o bolso. Os preços praticados fazem do destino um atrativo para o turista brasileiro. A cidade conta com vários shoppings e lojas que atendem desde do consumo de luxo até o artesanato local.
Comer bem e beber bons vinhos também será uma atração nesta viagem! Não deixe de provar os queijos de cabra e os alfajores (doce típico argentino) de fruta.
Que boa surpresa pode ser Córdoba! Inspire-se e marque esta cidade como seu próximo destino e vá de ônibus!