Você sabe como um ônibus é feito? Há quem pense que é possível adquirir o veículo já todo montado, diretamente de uma concessionária, mas não é bem assim. Constantemente, as empresas de transporte terrestre ampliam ou renovam suas frotas e, para isso, devem encomendar o veículo fechando dois negócios: um com um fabricante de chassis e outro junto a uma encarroçadora.
O chassi, composto por motor, radiador, pneus, suspensão, transmissão, eixos, entre outras partes fundamentais, é o conjunto responsável por mover o ônibus. Já a carroceria é tudo que vemos externamente, com exceção das rodas e eixos, e internamente como poltronas, vidros, banheiros, equipamentos de segurança etc. Ela identifica o ônibus e é o elemento que possibilita o transporte de passageiros.
É possível realizar diversas combinações entre chassis e carrocerias, de acordo com a preferência de cada comprador. Todas as etapas de montagem do ônibus são minuciosamente inspecionadas. O chassi e a carroceria passam por testes rigorosos antes de serem unidos. Vale ressaltar, também, o constante aprimoramento que as fabricantes de chassis e as encarroçadoras vêm apresentando ao longo dos últimos anos, contando com a evolução tecnológica, que os tornam ainda mais seguros, bonitos e confortáveis.