As Olimpíadas do Rio de Janeiro estão chegando e até agora não falamos da maior “turista” deste evento: A Tocha Olímpica!
A tradição da Tocha ou Chama Olímpica vem desde os jogos da antiguidade e foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928. Na tradição atual, um revezamento conduz a Tocha por terra até a cidade sede. A essência do revezamento é passar a chama Olímpica de um condutor a outro, envolvendo todo o país no clima dos Jogos.
Helsinque, 1952
Montreal, 1976
Los Angeles, 1984
Sydney, 2000
Neste ano será assim: A partir do dia 03 de maio, a Tocha, que foi acesa ainda na Grécia, sai de Brasília e passa por mais de 300 cidades, conduzida em revezamento por 12 mil escolhidos em concurso realizado ano passado pelo Comitê Olímpico Internacional. Dia 05 de agosto a Tocha chega ao Rio de Janeiro para acender a Pira na abertura dos jogos, no Maracanã.
A tocha dos jogos de 2016 tem elementos da brasilidade, segundo os organizadores: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante, com o solo, o mar, as montanhas, o céu e o sol representados nas cores da bandeira do Brasil.
Se você ficou interessado nessa viagem incrível que começa daqui a poucas semanas, entre no site http://www.rio2016.com/ e procure pela “rota do revezamento”. Ali, selecionando o estado, você já encontra as cidades e as datas em que ela estará passando. Vale a pena uma viagem para ver de perto essa aventura olímpica!
Programe-se e não esqueça: vá de ônibus!