Já demos várias dicas valiosas aqui, no Juntos a Bordo, para os viajantes de plantão. Hoje, vamos falar de algo um pouco mais específico: as viagens de longa distância. Algumas pessoas optam por um trajeto de ônibus por causa das inúmeras vantagens, como o preço mais baixo e as poltronas maiores e mais confortáveis. Se esse é o seu caso, confira essas orientações, simples e seguras.
1) Não leve mais bagagem que o necessário! Dentro do veículo, você é o responsável por seus pertences de mão. Se tiver que trocar de ônibus, pode acabar esquecendo algo. Durante as paradas, sempre fique de olho nas suas coisas.
2) Leve algo para passar o tempo. Nas primeiras duas horas de viagem, é provável que você fique entretido com as belas paisagens da estrada ou com uma conversa bacana, mas isso pode não durar todo o trajeto. Para fazer o tempo passar mais rápido, escolha uma distração: livros, palavras cruzadas, revistas, jogos. Você também pode curtir nossa TV de Bordo e se divertir com o Almanaque de Bordo.
3) Leve o seu próprio alimento. Além de ser mais barato, quando a fome bater bem no meio da estrada, você já vai ter um lanchinho para consumir. Mas lembre-se: nada muito pesado ou gorduroso.
4) Escolha as últimas poltronas do ônibus. Se acordar no meio da noite e precisar ir ao banheiro, você não precisara atravessar todo o veículo.
5) Fique longe dos remédios calmantes. É tentador tomar algo para dormir, mas isso não é indicado, pois você pode perder a atenção aos seus pertences, perder as paradas e até o seu destino final.