Quem gosta de história, clima frio, natureza, e é apreciador de boas cachaças, pode encontrar tudo isso em Areia, cidade Paraibana que faz parte do patrimônio histórico brasileiro. Teve a sua origem no século XVII, mas só se tornou cidade em 18 de maio de 1846. Fica localizada na microrregião do Brejo Paraibano, no topo de uma serra de 623 m de altitude. A distância entre a cidade de Areia e João Pessoa, a capital do estado da Paraíba, é de cerca de 125 km.
Areia faz parte do circuito turístico da Paraíba, denominado Caminhos do Frio com temperatura média de 20 º C, bem abaixo das temperaturas das regiões em volta.
A região é uma grande produtora de aguardente de cana, ou cachaça, como é mais conhecida. Grande produtora de cana de açúcar, a região abriga hoje 28 engenhos em funcionamento. O surgimento dos engenhos no Brejo fez nascer uma pequena burguesia rural em torno desta atividade produtiva.
O progresso da região fez surgirem muitos atrativos: casarões centenários dos séculos XVIII e XIX, igrejas, o primeiro teatro da Paraíba, inaugurado em 1859, o Museu do Brejo Paraibano, o Museu da Rapadura, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o Solar de José Rufino, o Museu de Pedro Américo (pintor, romancista e poeta, nascido em Areia) e festas populares.
Um dos grandes atrativos para quem visita Areia é a visita aos engenhos e fazer provas de cachaça com os mais diversos sabores como, coco e banana. Mas o mais interessante é fazer uma das visitas guiadas pelos engenhos que mostram como se faz a transformação da cana do açúcar em cachaça. Também se pode ver como se faz a rapadura, um tipo de açúcar sólido.
A natureza também é generosa com o local. Faça uma visita ao parque natural Pau de Ferro, que preserva um pouco da Mata Atlântica que cobria a região. É conhecido por ser abrigo de uma grande variedade de aves. No engenho Volúpia é possível escolher uma das várias trilhas abertas para os aventureiros.
São vários os bares e restaurantes espalhados pela cidade com a gastronomia típica da região. Depois da refeição pode-se degustar na sobremesa um dos doces tradicionais de banana e caju, entre outros, e comprar alguns para levar para casa como recordação.
Toda cidade possui fatos, personagens, objetos, recantos, que lhe são peculiares. Em Areia podem ser citados:
O HIDRO-MOTOR SALVIANO – Um areiense, Antonio Salviano de Figueiredo criou um aparelho que revolucionou o mundo da mecânica no país. Seu Hidro-Motor, pretendeu aproveitar as ondas do mar para gerar energia. Era de fato uma conquista admirável do gênio. O Hidro – Motor Salviano foi levado para o Rio de Janeiro onde as experiências realizadas alcançaram sucesso chegando mesmo a interessar ao Governo Federal sua utilização. Entretanto esse entusiasmo teve pouca duração e logo, por falta de apoio dos poderes públicos, o notável invento foi relegado ao esquecimento.
EXECUÇÕES NA FORCA – Areia foi o único município da Paraíba onde a forca se ergueu e funcionou, não para executar presos políticos, mas para presos comuns, condenados à morte pela justiça local. Compunha-se de dois pesados esteios de madeiras fincados ao solo e ligados no alto por espaçoso travejamento. Havia ainda a escada por onde subiam o condenado, o carrasco e o sacerdote.
Areia possui ainda muitas outras histórias e curiosidades, mas vamos deixar você descobrir durante a visita. Coloque mais este destino no seu roteiro e vá de ônibus!