Você sabe o que é uma Boa Prática? De acordo com a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), é uma ação de melhoria que traz mudança positiva de comportamento na empresa, podendo ser direcionada aos clientes internos e externos ou mesmo para os processos internos da empresa.
Como o propósito de todas as 76 empresas associadas à Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros – que integram o movimento Juntos a Bordo é o mesmo – prestar o melhor serviço possível –, se uma companhia adota determinado procedimento ou inovação que gera benefício ao passageiro, é natural que as demais procurem trazer, para sua própria frota, a boa prática. Por isso mesmo, reconhecer boas práticas é tão importante quanto divulgá-las. Veja algumas delas, que, de 2015 a 2018, o Prêmio Boas Práticas ANTP/ Abrati e que podemos esperar que, nos próximos anos, se tornem mais e mais comuns:
Programa de fidelidade: Em 2018, a Viação Ouro e Prata S/A recebeu o prêmio de excelência por seu Programa Ouro e Prata Fidelidade, uma inovação no cenário das empresas de transporte de passageiros via terrestre. Cadastrando-se no programa, conforme adquire passagens da companhia, o passageiro tem acesso a descontos e recompensas – que se convertem na compra de novas passagens.
Criptomoedas: a grande vencedora de 2018 foi a Viação Garcia, que foi a primeira empresa de transportes terrestres de passageiros a implementar o pagamento de passagens com bitcoin.
Realidade virtual: a Expresso Gardênia foi reconhecida, em 2017, por implementar um treinamento com realidade virtual, metodologia inovadora, rápida e eficiente, em que um ambiente artificial criado a partir de vídeos de situações reais, editadas por computador, no qual o treinando vive uma situação de ambiente real.
Espaço mulher: uma boa prática pela qual a Viação Garcia recebeu o reconhecimento, em 2015, e que agora chega à frota dos ônibus da Verde Transportes. É simples: quando compra a passagem, a passageira escolhe se quer se sentar no Espaço Mulher. Caso assim deseje, ela já sabe que a poltrona ao lado só pode ser ocupada por outra mulher.
Check-in digital: este sistema, cada vez mais comum entre as empresas, rendeu um reconhecimento à Garcia, em 2016, por oferecer maior comodidade e otimização do tempo ao passageiro, além de evitar aborrecimentos e incômodos que poderiam atrasá-lo no seu trajeto para o embarque na rodoviária. E, em 2019, a Águia Branca inova ainda mais ao ser a primeira empresa do Juntos a Bordo (e do país) a implementar um sistema de passagem digital na tela do celular.