15 de setembro de 2016 abrati

As cidades místicas do Sul de Minas

A década de 70 gerou inúmeras experiências espirituais e de autoconhecimento e gerou também um novo tipo de turismo: O Turismo Místico. Nesta série, o Juntos a Bordo vai mostrar alguns destinos místicos ou esotéricos do nosso país, começando por duas cidades vizinhas da Serra da Mantiqueira: São Tomé das Letras e São Lourenço.

São Thomé das Letras

sao-thome-das-letras

São Thomé das Letras é uma cidade que coleciona lendas e crenças místicas. Alguns acreditam que a região abriga uma passagem secreta para Machu Picchu, a cidade sagrada dos Incas, no Peru, outros, que a cidade é o coração magnético do Brasil, e há que jure que na ladeira do Amendoim os carros se movem sozinhos e que as pedras podem carregar a bateria dos carros Mágica ou não, a cidade encanta também por ter uma das melhores vistas da Serra da Mantiqueira.

No Centro da cidade as atrações ficam por conta da arquitetura rústicas, com construções feitas com pedras sobrepostas – destaque para a igreja do Rosário – dos restaurantes que oferecem a tradicional culinária mineira e das lojinhas de artesanato. Ali você vai encontrar velas, incensos apanhadores de sonhos, camisetas estilizadas e as casinhas de pedra, o souvenir típico da cidade.

São Tomé das Letras tem 30 pontos turísticos e conta com um serviço de guias. As cachoeiras e as grutas são o maior atrativo. Entre as cachoeiras, a mais visitada é a do Vale das Borboletas. Quem chega ao local é recepcionado por várias espécies de borboletas.

Para quem gosta de olhar as estrelas ou curtir um belo nascer ou pôr do sol, a opção é a pirâmide que fica no topo da cidade. Do alto da Casa da Pirâmide, uma construção abandonada feita em pedra, tem-se uma visão de 360 graus das montanhas que circundam a cidade.

São Lourenço

fotoparqueaguas

A cidade de São Lourenço faz parte do Circuito das águas no sul de Minas Gerais, região famosa por suas estâncias hidrominerais que possuem propriedades medicinais e terapêuticas. O potencial de cura das águas, as irmandades e movimentos religiosos que nasceram por lá são algumas das razões para a aura mística da cidade.

São Lourenço tem forte vocação católica. A igreja Matriz do município, em homenagem ao padroeiro da cidade, e seus lindos vitrais é um dos pontos de peregrinação. No Parque das Águas, a Gruta Nossa Senhora dos Remédios é um local de oração e pedidos de graças. Devotos da Nhá Chica, a primeira negra beatificada no Brasil, visitam a capela construída pelo artista plástico Marco Aurélio Rua Dias.

Mas outras crenças também povoam o lugar. A Sociedade Brasileira de Eubiose nasceu em São Lourenço, depois que seu fundador teve uma revelação durante uma visita à Montanha Sagrada (local hoje também conhecido pela pratica de esportes radicais). A doutrina da Eubiose propõe a vivência em perfeita harmonia com as leis universais. O templo da sociedade tem influência grega e egípcia e é por si só uma atração.

São Lourenço é hoje uma das mais importantes estâncias hidrominerais do país. No coração da cidade, o Parque das Águas compreende mais de 400.000 metros de áreas verdes, formando um dos mais belos parques do Brasil.

Outro lugar curioso para visitar é a Fundação Cimas cujas pesquisas sobre ervas medicinais já ganharam o mundo. Na área cultural, a fundação mantém uma exposição permanente do grande pintor surrealista Salvador Dali. Também há uma Cápsula do Tempo com objetos de nossa época, que só será aberta no ano de 2126.

Se o que você está precisando na sua próxima viagem é um pouco de paz e autoconhecimento acompanhe nossa série e escolha seu destino. E vá de ônibus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros