16 de fevereiro de 2017 abrati

Autoviação Progresso, 85 anos de história e inovação!

autoviacao-progresso-85-anos-de-historia-e-inovacao

A história da Auto Viação Progresso se funde a de um jovem que não tinha medo do trabalho e sabia ousar. João Tude de Melo começou a trabalhar aos 12 anos como carregador de bagagens, aos 15 já era mecânico e aos 18, motorista de caminhão. Foi dono de uma oficina mecânica, iniciou sua frota de caminhões e se tornou o principal transportador de cargas de Garanhuns e das redondezas. No entanto seu sonho era outro: ele queria transportar pessoas e assim nasceu em 1932, a empresa João Tude de Melo.

Foi dele a primeira linha regular de ônibus do Nordeste brasileiro, ligando Garanhuns ao Recife, em 1934. Em 1940, com 44 anos, João Tude projetou e construiu o primeiro ônibus da América do Sul com motor embutido na carroceria, e com ele abriu a linha do Recife para o Rio de Janeiro e São Paulo. Nos anos seguintes lançou o primeiro serviço leito do Nordeste. Era uma referência entre as demais viações e também entre as montadoras de caminhões e ônibus.

Em 1952, a pedido do Governador do estado na época, Agamenon Magalhães, a empresa João Tude de Melo transferiu-se de Garanhuns para o Recife, e mudou a razão social para Auto Viação Progresso Ltda.

autoviacao-progresso-85-anos-de-historia-e-inovacao2

A Autoviação Progresso teve participação intensa na evolução dos transportes rodoviários da América Latina, e hoje transporta mais de 400 mil passageiros por mês nos nove estados do nordeste.

Mesmo com tanto crescimento e sucesso, a empresa segue familiar sendo comandada pela terceira geração da família Tude. A combinação vencedora de trabalho duro e competência vêm conduzindo a Autoviação Progresso ao longo de sua história.

A segunda empresa de transporte de passageiros mais antiga do Brasil, está de parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros