O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno está localizado no município de Trindade no estado de Goiás, a cerca de 25km da capital, e é a única basílica no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. O nome “Divino Pai Eterno” contém os três títulos que expressam as verdades sobre Deus.
Um medalhão, encontrado em meados do século XIX por um casal de lavradores a beira do Córrego do Barro Preto, pertencente ao território onde hoje se localiza a cidade de Trindade, iniciou a devoção, numa história que se assemelha a de N. Sª Aparecida. A primeira edificação, uma capela coberta com folhas de buriti, foi construída pelos devotos por volta de 1848 e o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno foi inaugurado em 1912. Este primeiro Santuário passou a ser mais conhecido como Santuário Velho, e é hoje a Paróquia Matriz de Trindade.
Em 1943, o arcebispo de Goiás, fez o lançamento da pedra fundamental do Santuário Novo. Mas só em 1994, com a ajuda de romeiros e devotos – na verdade, praticamente todas as melhorias nas edificações sempre foram realizadas com a ajuda financeira e braçal dos devotos – o templo foi adequado a um Santuário. No templo, hoje, encontramos 59 vitrais, além de outros 17 instalados na cúpula sobre o altar, sacristia, sala para os ministros da eucaristia e atendimento vocacional.
No subsolo, existem três capelas, 20 confessionários e a sala dos milagres (na sala, chama atenção uma homenagem ao cantor Leandro, da dupla Leandro e Leonardo, com seu terno, chapéu e violão expostos para o público). A praça em torno do Santuário é muito bem cuidada, e uma grande rampa foi construída para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais. Por tamanho esforço, dedicação e fé do povo que ergueu esses templos ao longo dos anos, o Papa bento XVI elevou-a a categoria de Basílica em 2006. Só para entender, uma Basílica é um templo de caráter internacional e estrutura para receber um Papa ou um Cardeal.
A maior Festa dedicada à Santíssima Trindade no mundo tem seu ponto alto no primeiro domingo do mês de julho. Durante os nove dias que o antecedem, são celebradas missas e novenas; ocorrem encontros de jovens; acolhimento aos carreiros do Divino Pai Eterno (procissão dos carros de boi), foliões, tropeiros, e outros devotos. São realizadas cerca de 100 missas e mais de 46 novenas, além de procissões, batizados, vigílias, alvoradas e confissões.
Muitos devotos percorrem a pé o trajeto entre os municípios de Goiânia e Trindade como forma de pagar promessas, pedir graças e agradecer bênçãos alcançadas. Os peregrinos, que somam mais de 3 milhões por ano, vêm de todo Brasil.
Se você é devoto ou tem curiosidade de conhecer a Basílica, anote na sua agenda e programe desde já sua viagem. Para ir com segurança e conforto, vá de ônibus.