Bebendo pelo Brasil

10 de março de 2020
10 de março de 2020 abrati

Bebendo pelo Brasil

Chegou a turma do funil! Para os apreciadores de uma bela bebida – e, por que não, de boa gastronomia  –, não faltam opções de eventos dedicados ao prazer de degustar (ou de encher a lata mesmo). Indo de Juntos a Bordo, você pode consumir seus bons drinques tranquilamente, e voltar tirando aquela soneca gostosa depois. Por isso a melhor escolha para quem quer viajar e curtir uma bebida alcóolica é ir de ônibus! 

Região Sul: um lugar em que o deus Baco teria dificuldade em resolver para onde ir primeiro. A Oktoberfest, que acontece em Blumenau, em outubro, é uma festa com cervejas do mundo todo – e, em especial, da Alemanha, tendo em vista a colônia alemã existente na cidade. Por lá também se come muito bem – as comidas típicas da Alemanha se revezam com os maravilhosos churrascos pelos quais o Sul é famoso.

Mas nem só de Oktoberfest vive o Sul do Brasil: uma das rotas mais queridinhas dos enófilos daqui é a do Vale dos Vinhedos, onde ficam as vinícolas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. De Porto Alegre até Bento Gonçalves são cerca de duas horas e meia de viagem – um prazer extra, pois a vista durante o percurso é de cair o queixo e os ônibus são da Unesul, que oferece aos passageiros sala vip na rodoviária e ônibus bem confortáveis.

Região Sudeste: cachaça, vinhos, caipirinha, xiboquinha e, para curar a ressaca, um belo café. Para quem sabe muito bem que cachaça não é água, destinos felizes, em Minas, são Ouro Preto, Betim, Salinas, Tiradentes e Januária. Para os cariocas, a magia acontece em Paraty, que promove, inclusive, o festival da Cachaça, onde é possível degustar e, ainda por cima, comer muito bem e conhecer praias belíssimas em uma cidade de arquitetura encantadora. Venha de Reunidas ou de Útil – a rodoviária fica na própria cidade, e é possível caminhar (ainda que seja uma boa caminhada) até o centro histórico, onde não entram veículos. Ainda no Rio de Janeiro, não deixe de experimentar a caipirinha, bebida paulista que ganhou mesmo o coração – e caiu no gosto – dos cariocas. De preferência, em um bar de frente para a praia de Ipanema. Os capixabas não ficam para trás aqui: a xiboquinha, bebida típica do Espírito Santo, mistura cachaça, cravo, canela, limão, gengibre e ervas – é um troço danado de bom. 

Para não ficar de fora, o Espírito Santo tem a sua tradicional Xiboquinha, que combina cachaça, cravo, canela, limão, gengibre e ervas, compondo um sabor adocicado. Para todos esses destinos da região Sudeste, o Juntos a Bordo têm ônibus em diversos horários, leitos, semileitos, executivos e convencionais.

Região Nordeste: a tiquira é uma bebida roxa similar à cachaça, só que em vez de usar a cana de açúcar, é feita com mandioca. No Maranhão, onde é bem popular, é vista em sua versão pura, purinha (bem puxada) ou em drinques, em que é misturada a sucos de fruta.

Menção honrosa para a cajuína, em especial no Piauí, onde é considerada Patrimônio Cultural do Estado e símbolo cultural da cidade de Teresina. Faz assim? Vai lá em Teresina – onde você pode chegar com a Expresso Guanabara e a Viação Progresso  –, beba uma cajuína e curta os belos parques da cidade. Depois, embarque em um ônibus com destino a São Luís – são muitos horários de veículos leitos, semileitos e executivos. Não tem erro!

 Região Norte: a boca está formigando – ou bem dormente? Então você provou a cachaça de jambu, destilado típico do Pará de gosto bem inusitado, com um salgadinho bem de leve. O jambu, também conhecido como agrião-do-pará, é muito utilizado nas culinárias paraense, amazonense, rondoniense e acriana, podendo ser encontrado em iguarias como o tacacá, o pato no tucupi e até mesmo em pizza – ou seja, aproveite para experimentar e ter uma experiência gastronômica.

Região Centro-Oeste: por lá o costume é usar as frutas típicas e exóticas da região – como tiqui e baru, com ingredientes para licores, batidas e sucos. Não dá para deixar de provar o ponche goiano, uma mistura de frutas, vinho e açúcar.

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros