Situada na parte oeste do estado da Bahia, Bom Jesus da Lapa é bastante conhecida pelo seu santuário, o Santuário do Bom Jesus da Lapa, localizado em um maciço de calcário de 90 metros de altura, com um estilo gótico, que abriga várias grutas, como a do Bom Jesus e a da Soledade. Este lugar incomum confere, por si só, um clima místico para a região.
A história de Bom Jesus da Lapa começa em 1691 quando Francisco de Mendonça Mar distribuiu os seus bens e andou pelo sertão carregando a imagem do Bom Jesus e da Nossa Senhora da Soledade. Ao avistar o morro, fez de uma das inúmeras grutas sua moradia e começou uma vida de eremita.
Com o tempo, foram chegando devotos que resolveram fazer sua moradia perto deste lugar, onde se achava a imagem do Bom Jesus. O Monge, como ficou conhecido o eremita Francisco, construiu, junto ao Santuário, um hospital e um asilo para os pobres e doentes dos quais cuidava. Assim, começou a crescer ao lado da Lapa do Bom Jesus um povoado.
Pode-se dizer que o Santuário do Bom Jesus da Lapa é um local esculpido pela natureza. O teto e as paredes são de formações rochosas. A gruta na qual foi construído o Santuário do Bom Jesus da Lapa fica no alto de um morro, de onde é possível ter uma vista privilegiada do Rio São Francisco. Há também a Gruta de Nossa Senhora da Soledade, Gruta da Água dos Milagres e outras grutas entranhadas no morro.
A fama do lugar único se espalhou, atraindo mais de um milhão de visitantes por ano, de todos os lugares do mundo, para vislumbrar a beleza do santuário e se inspirar na fé que o lugar transmite.
O período das romarias intensifica-se em julho, quando é iniciada uma novena na esplanada e tem seu ponto forte em 6 de agosto, dia da celebração solene. No entanto o calendário de festejos é extenso, seguem algumas datas:
– Bom Jesus dos Navegantes, em janeiro.
– Romaria do Bom Jesus: Durante o período de 01 a 07 de agosto, mas os festejos têm início em julho, com a Romaria da Terra e da Água.
– Romaria da Nossa Senhora da Soledade: dia 15 de setembro.
– Nossa Senhora da Conceição: Os festejos começam ainda no final de novembro com a novena à noite na Gruta do Sr. Bom Jesus.
– Santa Luzia: A cada ano aumenta o número de fiéis em fervor à Santa Luzia que acontece no dia 13 de dezembro, envolvendo uma procissão no bairro que leva o nome da santa.
A cidade atrai visitantes, devotos e curiosos da geografia do lugar e está preparada para receber a todos. Banhada pelo Rio São Francisco, Bom Jesus da Lapa tem como base da economia a agricultura, o comércio, o turismo e a pesca. Em escala menor, o artesanato também se faz presente na cidade. À frente da gruta encontra-se o Shopping do Romeiro onde se encontram diversos artigos religiosos e demais souvenir.
Ao visitar a cidade aproveite o passeio de lancha pelo Rio São Francisco e na margem direita do rio saboreie um delicioso peixe frito com a bela vista do São Francisco e da cidade.
Assistir ao pôr do sol também é um evento local. O belo visual e as cores que tingem o céu são saudados pela Ave Maria de Schubert que ecoa do Santuário.
Na Praça Marechal Deodoro da Fonseca a programação noturna é animada e diversificada com restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, parque de diversão, barraquinhas.
Uma viagem que contempla vários anseios! Coloque na sua lista da fé mais este destino e ao documentar a estadia, envie o relato pra gente. Para a viagem ser tranquila e confortável, vá de ônibus!