5 de outubro de 2015 abrati

Cametá, a terra do notáveis!

Destaque na história do Pará, Cametá preserva tanto características culturais, costumes e conhecimentos indígenas quanto influências europeias. O município foi fundado em 1620 pelo frade Capuchinho Cristóvão José, que chegou ao lugar à época habitado pelos índios Camutás, que ao invés das tradicionais malocas habitavam em casas instaladas nos topos das árvores.

cameta1

A cidade ocupou papel de protagonista durante todo o movimento da Cabanagem, uma das mais importantes revoltas contra a capital federal (Rio de Janeiro) e à situação de miséria em que viviam as populações ribeirinhas e foi a primeira província do Grão-Pará, em 1823, a aderir à Independência do Brasil. Os personagens ilustres desta época fizeram a cidade ser conhecida como “Terra dos Notáveis”.

cameta3

Declarada “Patrimônio Histórico Nacional” guarda um tesouro que está presente também em sua arquitetura. Talvez por ter surgido pelas mãos de um religioso, enviado pela Igreja Católica para catequizar índios e negros, Cametá tenha tantas igrejas. A mais antiga é a de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída as margens do Rio Tocantins. A Igreja de São Benedito foi construída pelos escravos catequizados e hoje, em todo o entorno da igreja, fiéis amarram imensas fitas às quais relacionam suas promessas e graças alcançadas. Outra atração é a Igreja de São João Batista, também conhecida como Catedral de Cametá, construção neoclássica de 1757.
cameta2
Não foram somente os religiosos que deixaram como herança os prédios históricos. O poder público e as famílias tradicionais (exportadores de cacau e cana-de-açúcar) também foram responsáveis por muitos casarões e palacetes. Na praça João Pessoa estão os bustos de nascidos no município que marcaram a história e a política da cidade, do Pará e do Brasil.

Os turistas que visitam a cidade se encantam com a diversidade cultural, costumes e modo de falar característicos da região além de aproveitar as maravilhas e encantos da floresta.

cameta6

A praia da Aldeia é uma das mais conhecidas e belas de Cametá. A praia de água doce e límpida é um belo cenário para quem deseja curtir um pouco da Amazônia e suas riquezas naturais. As areias da praia da Aldeia são claras e possui um comércio voltado para os turistas e banhistas. Os bares e restaurantes servem os melhores pratos da culinária paraense.

cameta5
Cametá é um convite à tranquilidade típica do interior, à história e cultura amazônicas.

Estava procurando um destino que unisse essas qualidades? Coloque Cametá em sua lista de destinos e claro, vá de ônibus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros