20 de julho de 2016 abrati

Campo Grande, grandes surpresas em cada feira

 

Campo Grande é uma capital que surpreende por suas histórias e influências. Os melhores lugares para conhecer essas peculiaridades são as feiras e mercados:

 

Feira Central de Campo Grande

feira central

A Feira Central de Campo Grande, também conhecida como feirona, é um dos pontos turísticos mais visitados e amados da capital do Mato Grosso do Sul. Influenciada pela cultura e culinária dos japoneses, povo que emigrou em massa para a cidade no começo do século XX, o destaque na feira são o Sobá (macarrão japonês que sofreu adaptações e hoje é prato típico da capital) o Yakisoba e os espetinhos com mandioca. O artesanato e a venda de produtos típicos também fazem sucesso, além dos festivais gastronômicos que celebram a cultura nipônica. A feira foi totalmente reformada em 2006 mudando-se para a antiga Estação Ferroviária de Campo Grande.

Horário de funcionamento: quartas, quintas e sextas a partir das 16hs e sábados e domingos a partir das 12hs.

 

Casa da Artesão

 casa do artesao

A Casa do Artesão de Campo Grande tem como finalidade a divulgação e comercialização do artesanato regional, desde licores de diversos sabores, peças em argila retratando a fauna pantaneira, imagens sacras e artefatos produzidos pelos índios do estado. Lugar ideal para comprar lembrancinhas.

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 8h às 18h Sábado das 8h às 12h.

 

Praça dos Imigrantes/Feira do Artesão

 praca dos imigrantes

O espaço onde funciona a feira dos Artesão faz parte da história de Campo Grande e seu espaço serviu para diferentes usos. Atualmente é chamada de Praça os Imigrantes e em 2000 foi totalmente revitalizada e adaptada para funcionar também como Feira. O espaço com mais de 3 mil metros quadrados reúne 30 lojas.

No local pode ser encontrado os mais variados tipos de artesanato e trabalhos manuais, tais como: cerâmica, couro, arte indígena, arte em mosaico, trabalhos em biscuit, madeira, tecelagem, bordados e pinturas diversas, bijuterias, além do licor de pequi e outros produtos. No espaço há ainda lanchonete e um pequeno palco para apresentações especiais.

Horário de Funcionamento: de terça a sexta-feira das 09h às 18h e sábado das 08h às 12

 

Mercado Municipal

 mercado municipal

Considerado ponto turístico da cidade de Campo Grande, o Mercado Municipal ou mercadão é um local de comércio de produtos alimentícios (hortifrúti, peixes…) mas lá você encontra muitos utensílios para casa.
Horário de Funcionamento: segunda a domingo de 6:30 as 20 hs.

 

 

Memorial da Cultura Indígena

 memorial da cultura indigena

O Memorial da Cultura Indígena é um centro cultural situado na Aldeia Indígena Marçal de Souza, a única Aldeia urbana do Brasil. É um espaço que resgata a cultura indígena, com acervo variado de cerâmica Terena, artesanatos em palha, telas e abajures com material e motivos indígenas, além de literatura específica. Visitar a aldeia urbana é uma fascinante experiência, pelo convívio com crianças e adultos que falam a língua nativa e pela oportunidade de conhecer e adquirir peças da pura arte indígena.
Horário de funcionamento: Diariamente das 8h às 18h.

 

Só com essas dicas já deu para sentir o gostinho dessa viagem. Programa sua ida para Campo Grande e conta pra gente pelo juntos@abrati.org.br. Boa viagem e vá de ônibus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros