19 de agosto de 2015 abrati

Cananéia, a cidade mais antiga do Brasil

Cananéia (SP), além de histórica, é muito antiga! Sobre a cidade passava a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas que dividia o mundo entre Portugal e Espanha. A cidade guarda muitas lendas de piratas, tesouros enterrados, batalhas, folclore e festas religiosas, contadas pelos caiçaras herdeiros da cultura.
cananeia2
Tudo começou em 24 de janeiro de 1502, quando chega à localidade a expedição exploratória de Américo Vespúcio. Esta expedição trazia uma figura obscura da história brasileira, o degredado português Cosme Fernandes, conhecido como Bacharel de Cananéia – daí o nome da cidade, posteriormente – o qual tornou-se uma figura poderosa na região, vindo a possuir muitos escravos e não prestando obediência à coroa portuguesa. Anos depois, em 1531, Portugal enviou mais uma expedição, sob o comando de Martim Afonso de Sousa, que chegou à comunidade de Marataiama – antigo nome de Cananéia registrado no diário de navegação da expedição; Mara = mar e Tayama = terra. Porém, devido à falta de documentos consistentes que comprovem tal feito, fica estabelecida a controvérsia sobre qual seria a cidade mais antiga do Brasil: Cananéia ou São Vicente (esta última, também fundada por Martim Afonso, em 22 de janeiro de 1532).

cananeia3
O Centro Histórico de Cananéia ainda preserva os estilos arquitetônicos adotados pelas primeiras casas desde o período colonial até o final do século XIX, com casas construídas sobre o alinhamento das vias públicas e as paredes laterais, sobre os limites do terreno. A cidade conta com vários atrativos de valor histórico e cultural, principalmente a Praça Martim Afonso de Souza, a Avenida Beira Mar e várias ruas, como a Dom João III e Pêro Lopes. No Museu Municipal, onde está em exposição o segundo maior tubarão do mundo taxidermado, que foi encontrado em águas pertencentes ao litoral de Cananéia.
cananeia4
No decorrer do século XX, destacou-se o desenvolvimento econômico da região. A pesca ganhou força, principalmente durante as décadas de 1910 e 1920, e o turismo também tomou impulso, especialmente nas décadas finais deste século: em 1960 a cidade passou a ter conexão com a Rodovia Régis Bittencourt¹, e em 1982 foi inaugurada a ponte que liga a ilha de Cananéia ao continente.
cananeia5
Dentre os atrativos naturais, destacam-se praias que atraem milhares de pessoas na alta temporada: a Praia da Comunidade Marujá; a Praia de Laje; a Praia do Fole Pequeno dentre outras. No Parque Estadual da Ilha do Cardoso têm sítios arqueológicos, além de praias e de 22 mil hectares de mata atlântica preservada, com várias cachoeiras e trilhas para caminhadas. A cidade é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo e foi apontada pela revista Condé Nast Traveler como melhor roteiro ecológico do mundo, sendo também tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.
cananeia6
As festas, a culinária e o artesanato também são atrativos à parte da cidade. Considerada a capital gastronômica do Vale do Ribeira, sua culinária diversificada atende desde a cozinha mais colonial até os serviços internacionais. A cidade conta com vários eventos gastronômicos no calendário turístico, sendo a Festa do Mar o mais procurado pelos turistas.
cananeia7
Se você procura Turismo com História, Cananéia é seu próximo destino. E não esqueça: Vá de ônibus!
¹: trecho de 402km da BR 116 que liga São Paulo (SP) à Curitiba (PR)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros