17 de outubro de 2014 abrati

Cientistas japoneses criam estrada que toca melodias

Cientistas no Japão desenvolveram uma estrada que toca notas musicais quando é percorrida pelos veículos. A equipe do Instituto de Pesquisa baseou seu sistema de “estradas musicais” em ranhuras colocadas em intervalos específicos na superfície da estrada.

 

Dependendo da distância entre uma ranhura e outra, um ônibus que passa pela estrada vai produzir uma série de notas diferentes que acabam formando uma música. O som emitido quando ele passa por cima da ranhura dura cerca de 30 segundos. O local da ranhura é marcado com sinais sobre o asfalto.

96_big

 

O sistema teria partido de uma idéia de Shizuo Shinoda, que acidentalmente arranhou a superfície de uma estrada com uma escavadeira. Quando passou por cima das ranhuras notou que os entalhes acidentais ajudavam a produzir uma série de sons distintos. O projeto foi aperfeiçoado então pelos engenheiros no Instituto de Pesquisa Hokkaido Industrial Research, que fica em Sapporo. A equipe já trabalhava em novas tecnologias para segurança nas estradas, incluindo o uso de luz infravermelha, para detectar estradas com superfícies mais perigosas. Confira o vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros