9 de fevereiro de 2017 abrati

Compartilhando talentos, viajando mais!

shutterstock_146112383 (1)

O jeito de viajar está mudando e o Turismo Colaborativo aos poucos vêm ganhando força no Brasil. Se hospedar na casa de estranhos, pegar dicas com os turistas que viajaram antes de você ou escolher um anfitrião local para lhe mostrar a cidade são recursos conhecidos, mas uma novidade tem chamado atenção: permutar um talento ou habilidade por estadia.

Cozinhar, ensinar uma língua, pintar paredes, fazer limpeza, decorar, enfim, as possibilidades são inúmeras. Funciona assim: sites especializados publicam as demandas de empresas ou pessoas físicas e os turistas se candidatam para o trabalho. O contratante oferece algum tipo de benefício ao viajante como alimentação, hospedagem e passeios. A rotina de trabalho segue critérios (trabalhar cerca de 4 horas diárias e se a estadia for mais longa, folga uma ou duas vezes por semana), mas tudo pode ser combinado da melhor maneira.

Quem já “turistou” desta forma garante que além da economia a viagem fica culturalmente mais rica. Mas é importante tomar alguns cuidados:
• Geralmente os sites colaborativos têm notas de reputação, mas vá além e pesquise o quanto puder sobre quem ou o que está contratando.
• Já no transporte, melhor não improvisar. Viajar em um veículo que passa regularmente por revisões criteriosas e com um motorista profissional, treinado e capacitado é colaborar com sua segurança.

Portanto, vá de ônibus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros