Cair na estrada, conhecer novos lugares, perceber e sentir a paisagem se transformar à janela do ônibus são prazeres que todos compartilhamos. E, mais do que admirar, é responsabilidade nossa garantir a existência e a qualidade da vida natural ao nosso redor. Por isso, hoje o Juntos a Bordo vem falar a vocês sobre os Corredores Ecológicos, projetos que embelezam e mantém a qualidade da natureza por todo o mundo.
Corredor ecológico é o nome dado a uma faixa de vegetação que conecta grandes fragmentos de vida selvagem que foram divididos ou separados por ação humana, como estradas no meio de florestas e plantações agrícolas em áreas campestres. São áreas marcadas pela beleza e de grande importância na preservação ambiental.
O principal propósito desse tipo de projeto é o aumento da biodiversidade das regiões afetadas, facilitando ações de estabilização da própria população animal, como a colonização – quando cessam os recursos do território anterior –, a migração sazonal em determinadas espécies e os cruzamentos, ampliando suas diversidades genéticas.
O corredor proporciona ainda movimentação livre para os animais entre as áreas, facilitando o re-estabelecimento de populações reduzidas por acidentes ambientais, como incêndios e pragas.
A prática, que já é comum na Europa e América do Norte, já está sendo implantada e realizada no Brasil. O Projeto Corredores Ecológicos é desenvolvido no Ministério do Meio Ambiente desde 1997, associado ao Programa Piloto para a Proteção de Florestas Tropicais no Brasil, e conta com a parceria de instituições e ONGs pela preservação ambiental.
Dentre as áreas selecionadas no Brasil, se destacam a Floresta Amazônica e Regiões de Mata Atlântica (hoje com apenas 8,5% de sua flora original). Segundo o Ibama, o corredor amazônico conta com 245,5 mil km². Já o da mata Atlântica contará com uma área de 77,5 mil km² protegidos.
Viajando de ônibus para descobrir o Brasil é possível ver, claramente, o quão bem esses projetos fazem para o nosso país. Sinta-se convidado a explorar as nossas estradas e ajude a preservar as áreas verdes!