Florianópolis completa 288 anos neste domingo (23 de março), e não poderia faltar uma boa festa para comemorar. Começando hoje (21) e seguindo até o domingo (23), a Maratona Cultural contará com mais de 700 artistas que vão espalhar música, artes visuais, teatro, dança, cinema e diversas intervenções urbanas na cidade. O evento já está na quarta edição e este ano traz até Floripa – como a cidade é carinhosamente conhecida – apresentações de artistas como Tom Zé, Tulipa Ruiz, Felipe Cordeiro, Teatro Bolshoi, Teatro Invertido, além de mostras audiovisuais e exposições artísticas distribuídas em 48 locais do município. O evento é uma ótima oportunidade para quem gostaria de conhecer a cultura local. De acordo com a organização do evento, cerca de 80% das apresentações são de artistas locais.
O principal tema desta edição da Maratona Cultural são as Artes Visuais. O evento contará com 21 pontos de intervenções artísticas no Centro, Lagoa da Conceição, Trindade, Jurerê Internacional e Santo Antônio de Lisboa, com o intuito de incentivar e divulgar o setor na região. Apesar de algumas exposições já estarem abertas para visitação, todas estarão disponíveis na sexta (21) das 19h às 22h, sábado (22) e domingo (23), das 10h às 22h.
Floripa Walking Tour
Uma novidade para este ano é o “Floripa Walking Tour”. Com duração aproximada de duas horas, o passeio irá contemplar 17 pontos do centro histórico de Florianópolis. Guias irão acompanhar os participantes, contando a história e memória de cada local. O passeio ocorre no sábado (22) e domingo (23), às 15h, com saída da Praça XV.
Apresentações
As grandes atrações da Mostra são Tom Zé, que se apresenta no domingo (23), e Tulipa Ruiz e Felipe Cordeiro, que fazem show no sábado (22). Todas as apresentações são gratuitas. É importante, porém, observar que nos shows haverá uma limitação de público. Nesses, serão distribuídos ingressos uma hora antes do evento.
A programação do evento conta também com a Mostra de Cinema Infantil e exibições audiovisuais ao ar livre. As apresentações teatrais do grupo mineiro Teatro Invertido e da escola do Teatro Bolshoi abrem a programação do evento, na sexta-feira (21).
A programação completa está disponível no site do evento (www.maratonacultural.com/programacao).
História da cidade
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina e uma das três ilhas-capitais do Brasil. O primeiro nome de Floripa foi Nossa Senhora do Desterro, em homenagem à sua padroeira. A cidade teve seu nome alterado pelo fim da Revolução Federalista, em 1894, também como uma homenagem, mas desta vez ao então 2º Presidente da República, Marechal Floriano Peixoto.
Agora você já tem um bom pretexto para visitar Floripa, um dos maiores afetos do Brasil.