O ônibus é um meio de transporte muito querido por seus usuários. É seguro, confortável, sustentável e econômico. Não dá pra não gostar! Mas o amor ultrapassa o ato de viajar dessa forma e recai no veículo em si, que é paixão nacional e até objeto de estudo entre os chamados busólogos e busófilos.
Sabendo disso, alguns projetos sociais e culturais adotaram o ônibus como uma plataforma para levar literatura, teatro e outras manifestações artísticas aos usuários do transporte coletivo.
A convite da São Paulo Transporte S.A (SPTrans), empresa responsável pelo transporte coletivo municipal, doze grupos de teatro participaram do projeto Arte Expressa – Mostra de Teatro dentro do ônibus. Assim, as trupes encenavam suas peças enquanto o ônibus percorria algumas vias do centro de São Paulo, passando até pelo famoso cruzamento das avenidas Ipiranga e São João.
Já o Teatro sobre Rodas, uma iniciativa do Grupo CCR, leva os atores do Grupo Pia Fraus para realizar apresentações de teatro para alunos de 1ª e 4ª de escolas públicas. Os espetáculos são realizados dentro do Buzum, um ônibus transformado em um mini teatro, que conta com uma incrível estrutura de luz e som, cortinas vermelhas e piso especial para que as crianças fiquem confortavelmente sentadas. O projeto já passou por vários estados do Brasil.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, criou o projeto Ônibus-Biblioteca. Atualmente, 12 ônibus adaptados levam livros, jornais, revistas, gibis e até oficinas literárias aos bairros periféricos de São Paulo. São 72 roteiros estabelecidos de acordo com a ausência de bibliotecas públicas na região. Os moradores também podem sugerir novos roteiros.
Essas incríveis iniciativas levam conhecimento, cultura e entretenimento a pessoas que, normalmente, não teriam acesso às artes. Mas temos certeza de que essas ações ficaram muito mais charmosas com a presença singular dos ônibus.