Ao falar das feiras em Curitiba não podemos nos ater apenas ao artesanato. A cidade tem algumas peculiaridades, como as feiras de escambo, as feiras gastronômicas, as feiras noturnas e as feiras de sazonais. Mas vamos começar por uma das maiores feiras do Brasil:
Feira do Largo da Ordem
É isso mesmo! A Feira do Largo da Ordem é uma das maiores do país, com barraquinhas de artesanato e antiguidades. A feira funciona como um espaço multicultural em um setor histórico da cidade.
São 8 quadras e mais de mil barracas com os mais diversos produtos. O artesanato inclui objetos de decoração, pinturas, livros, bolsas, bijuterias, lembrancinhas da cidade, roupa, etc.. As barracas de comida trazem variedade, não só de gostos brasileiros mas também internacionais.
Em 1974, a Feirinha no Largo da Ordem tinha como atividade principal o escambo, ou a venda de objetos de segunda mão. Hoje este mercado praticamente não existe por lá, mas a feira ainda é um ponto de encontro para colecionadores.
Onde: Cavalo Babão – R. Kellers, s/n Quando: Aos domingos, das 9hs às 14hs.
Feirinha da Praça 29 de Março
O nome da Praça é uma homenagem à data de fundação de Curitiba. É um espaço que une história e laser – Monumentos, um mini anfiteatro, pista de patinação e quadra esportiva. Aos domingos, a praça recebe uma feirinha com barracas de artesanato e comidinhas. Esta feira acontece das 9 às 13 hs, mas depois deste horário chegam os interessados na feira de escambo, uma tradição que nasceu na Feira do Largo!
Onde: Rua Desembargador Motta, s/n Quando: Aos Domingos, das 9hs às 13hs
Feira da Praça Ucrânia/ Feira Noturna do Champagnat
A Praça da Ucrânia é muito conhecida pelas feiras que ocorrem durante toda a semana no local, mas a Feira Noturna do Champagnat é certamente uma das mais concorridas. Algumas barracas são famosas pela comida de qualidade que servem. Pierogis (pastel cozido, de origem polonesa), Saltenhas, bolivianas, culinária japonesa, ucraniana, alemã e brasileira se encontram há 20 anos neste espaço da capital. Mas há também comida para levar pra casa (ou hotel) como frutas orgânicas, geleias e doces.
Onde: Rua Padre Anchieta, 1350 Quando: Sextas, de 17h às 22hs
Feira Gastronômica do Batel
Outra opção gastronômica em forma de feira é a Feirinha do Batel. São 21 barriquinhas e trailers de comida típica curitibana e também de outros países como Portugal, Japão, Polônia, Chile, entre outras. Não deixe de provar o pierogi, o espetinho de camarão e o sanduíche de pernil.
Onde: Rua Carneiro Lobo, Batel Sábado – das 12h às 21h
Feira da Praça Osório
O que diferencia a feira da Praça Osório é que ela é temática e só acontece em períodos específicos do ano. Tem a feira da páscoa, do pinhão, de natal, da primavera e a famosa feira de inverno. Como os produtos geralmente são de ótima qualidade vale a pena, se for visitar Curitiba, pesquisar se vai coincidir com algum dos acontecimentos.
Onde: Praça Osório Quando: Períodos variados do ano
Feira de Antiguidades da Praça Espanha
A Praça da Espanha é um espaço cultural que atrai crianças, jovens e adultos. Sábado é o dia de mais movimento no local por causa da Feira de Antiguidades, mas ali também se encontram outras atrações: Exposição de Carros, atividades de pintura para crianças, prática de yôga e shows de música. A “Feira de Antiguidades” reúne 18 barracas que vendem selos, flâmulas, eletrodomésticos das décadas de 1960 e 1970, carrinhos em miniatura, brinquedos e jogos infantis, além de revistas e publicações antigas, entre outros.
Onde: R. Cel. Dulcídio, s/n Quando: Aos sábados das 10hs às 17hs.
Curitiba surpreende com seu mercado de rua. Quer fazer boas compras e comer bem? Visite Curitiba e suas feiras. E vá de ônibus!