As feiras e mercados de artesanato são verdadeiros guardiões da mais tradicional cultura local. Em Belo Horizonte esses espaços são um grande atrativo para os turistas de toda parte do mundo. Nesta série, destacamos alguns desses espaços que unem cultura e comércio e que dão charme especial à viagem:
Feira do Mineirinho
A tradicional feira do Mineirinho, na Pampulha, acontece no estacionamento do estádio Mineirinho toda quinta das 16 às 22 horas e domingo das 08 às 17 horas.
Cerca de 400 expositores oferecem grande variedade de bolsas, bijuterias, calçados, roupas e artigos de decoração. A Feira conta ainda com praça de alimentação e espaço gourmet. Além dos famosos artesanatos, no local são encontrados produtos de beleza e perfumaria de marcas famosas.
A Feira de Artesanato do Mineirinho já se tornou parte importante no contexto turístico da Pampulha.
Feira de Arte e Artesanato da Afonso Pena
Também conhecida como Feira Hippie, o comércio teve seu início em 1969 quando um grupo de artistas se encontravam semanalmente para colocar à venda seus trabalhos. Hoje a Feira é considerada um dos grandes polos de compra da capital e conta com mais de 2.500 expositores.
Todos os domingos a Av. Afonso Pena é fechada para receber milhares de barracas e visitantes. São objetos de decoração, artes plásticas, bijuterias, artesanato infantil, móveis, tapeçaria, vestuário e comidas típicas. Com um colorido especial, vindo das barraquinhas, a feira tem um artesanato diversificado que chama a atenção também pelo bom preço e qualidade.
Feira de Flores
Semanalmente, o passeio pela Avenida Carandaí, entre a rua Ceará e a Avenida Brasil, ganha cores e cheiros especiais. Sempre às sextas-feiras, essa parte do bairro Santa Efigênia se transforma na Feira de Flores de Belo Horizonte, na qual são encontrados os mais diversos tipos de flores naturais. A exposição possui uma variedade de plantas que vai de samambaias gigantes a árvores em miniatura, além de orquídeas, lírios do campo, margaridas, violetas, folhagens e mudas.
Por ser uma exposição realizada diretamente com os produtores os preços são bem mais acessíveis. Mas em qualquer período do ano, seja para fazer compras ou não, a Feira de Flores em Belo Horizonte é garantia de passeio agradável e tranquilo.
Feira Tom Jobim
No mesmo lugar, Av. Carandaí, só que aos sábados, acontece a tradicional Feira Tom Jobim. Na feira, barracas de comidas típicas e vários expositores de antiguidades, peças de decoração e arte.
A parte gastronômica da feira vai de comida mineira à indiana, passando por acarajés, churrascos e sanduíches. Um bar a céu aberto garante refrigerante e cerveja gelada o dia inteiro. Bandas de MPB, Choro e Samba costumam se apresentar.
Mercado Central
Belo Horizonte tinha apenas 31 anos quando um prefeito empreendedor resolveu reunir, em um só local, os produtos destinados ao abastecimento dos 47.000 habitantes da jovem cidade. Foi assim que o Mercado Central nasceu, no dia 7 de setembro de 1929: unindo as feiras da Praça da Estação e da praça da atual rodoviária.
Hoje, com mais de 400 lojas, o Mercado Central é um dos pontos comerciais mais procurados de Belo Horizonte conseguindo unir compras, lazer e diversão. Percorrendo os corredores temáticos como o dos queijos, doces, artesanatos, ervas, raízes, artigos religiosos, e as praças, como a da feijoada e a do abacaxi, o visitante entra em contato com os mais variados produtos típicos da cultura mineira.
Organizado, preparado para oferecer acessibilidade e com serviço de informações bilíngue, o Mercado recebe todos os dias da semana um público de todas as partes de Minas Gerais e do mundo. E você também não vai perder esse passeio!
Programe-se para uma visita a Belo Horizonte e faça a festa nas feiras e mercados! Para uma viagem mais tranquila e confortável, vá de ônibus!