11 de março de 2013 abrati

Delícias do nosso Brasil

Povo caloroso e acolhedor, futebol, clima tropical, belíssimas praias e outras belezas naturais, históricas e arquitetônicas. O Brasil é conhecido mundialmente por todos esses motivos, suficientes para encantar milhares de turistas. Mas, muita gente esquece que, além de tudo isso, nosso país tem uma culinária muito rica e saborosa, também reconhecida em vários continentes. Que tal conhecer algumas delícias típicas de cada região da nossa pátria? Vamos lá!

Norte

1. Tacacá: Um caldo fino, muito bem temperado, no qual são adicionados goma de mandioca, camarão seco e jambu. É servido muito quente, em cuias.

2. Pato no tucupi: Nesta iguaria típica do Pará, o pato é preparado e servido junto ao tucupi, sumo extraído da mandioca. O líquido, venenoso quando cru, deve ser fervido por horas a fio. Serve-se, normalmente, com arroz branco ou farinha d’água.

3. Maniçoba: É uma espécie de feijoada em que as folhas da mandioca são usadas no lugar do feijão. Seu preparo leva também pedaços suínos e bovinos. Costuma ser servida em uma grande panela de barro.

 

Nordeste

1. Tapioca: De origem indígena tupi-guarani, este prato é preparado com a fécula extraída da mandioca. A tapioca tradicional é feita com coco e queijo coalho, mas é possível variar os recheios de acordo com o gosto.

2. Baião de dois: Oriundo do Ceará, o Baião de dois é preparado com arroz, feijão, temperos, queijo e nata. Para fazê-lo, deve-se cozinhar o arroz cru no feijão já cozido.

3. Acarajé: Típico da culinária baiana, o acarajé é bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê. Pode ser recheado vatapá, caruru, camarão e pimenta.

 

Centro-Oeste

1. Mojica de pintado: Prato típico de Mato Grosso, feito com mandioca e filé de pintado (peixe). É temperado com tomate, cebola, alho, gordura de peixe, cheiro verde e outros.

2. Empadão goiano: Pequi, lombo de porco, linguiça, queijo, frango, palmito, guariroba e ovo cozido compõem esse prato tipicamente goiano.

3. Carneiro no buraco: Cozido de carneiro preparado com legumes e frutas. O prato é cozido em um buraco com 1,50m de profundidade.

 

Sudeste

1. Pão de queijo: Conhecido de todos os brasileiros, o prato mais característico de Minas Gerais é o pão de queijo. Apesar do nome, não leva fermento. É, na verdade, uma espécie de biscoito de polvilho e queijo.

2. Feijão tropeiro: Os tropeiros eram homens que transportavam mercadorias, com cavalos ou burros, pelo estado de São Paulo. O prato básico do seu cardápio era feijão, misturado a farinha de mandioca, torresmo, linguiça, ovos, alho, cebola e temperos. Esse alimento ficou conhecido como feijão tropeiro.

3. Moqueca capixaba: Como o próprio nome já diz, a moqueca capixaba é oriunda do Espírito Santo. É feita com robalo (peixe), camarão, farinha de mandioca e temperos.

 

Sul

1. Barreado: Oriundo do Paraná, o prato é feito em panela de barro, daí seu nome. Consiste em carnes cozidas, servidas com arroz e farinha de mandioca. Normalmente vem acompanhado de frutas como maçã, banana ou laranja.

2. Pinhão: É produzido pelo pinheiro de araucária e muito presente nos pratos do Sul do Brasil. Pode ser consumido assado ou cozido e saboreado com sal, açúcar, chocolate, mel ou melado.

3. Roupa velha: Prato simples, que consiste em reaproveitar sobras de carne. Não há receita definitiva, mas a carne pode ser refogada com cebola e alho no azeite de oliva, óleo ou manteiga.

Tudo de dar água na boca, não é mesmo? Então, que tal conhecer cada canto do Brasil e apreciar de perto essas delícias? Uma excelente dica é também de você viajar de ônibus por vários destinos de cada região e poder parar nas principais cidades para saborear essas delícias. Pra que isso seja possível, viaje de ônibus!

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros