Desbravando a história do Brasil de ônibus

10 de dezembro de 2019
Posted in Dicas
10 de dezembro de 2019 abrati

Desbravando a história do Brasil de ônibus

As férias escolares chegaram e está na hora de escolher o destino da próxima viagem em família. Dos primeiros habitantes ao descobrimento, da colonização à proclamação da república, são muitos os destinos que reúnem, com sucesso, opções de lazer e aprendizado – para que a criançada se interesse pela história sem nem perceber que está “estudando”. Gostou da ideia? Embarque na jornada com o Juntos a Bordo.

Muito tempo antes – e bota tempo nisso – da chegada dos primeiros portugueses ao Brasil, essas terras já eram habitadas por indígenas. Porém, antes dos indígenas, tivemos os primeiros povos, e seus principais vestígios são pinturas rupestres e utensílios. Há uma abundância de sítios arqueológicos no Mato Grosso do Sul, e partindo de Campo Grande, é possível chegar a alguns deles, localizados no município de Aquidauana, com os ônibus da Andorinha.

Viação AndorinhaTerra à vista! Vamos continuar a nossa viagem pelo local do descobrimento do nosso país, Porto Seguro, na Bahia – local que, na época, foi denominado Ilha de Vera Cruz. Acredita-se que foi lá que Pedro Álvares Cabral aportou, em 22 de abril de 1500, e em que, quatro dias depois, seria celebrada a primeira missa. A Águia Branca oferece o percurso de Salvador a Porto Seguro em ônibus semileitos e leitos, com uma variedade bem ampla de horários.

Porto Seguro de ÔnibusNosso próximo destino é o Rio de Janeiro, onde não faltam opções para entender o passado colonial do nosso país: a região portuária, cuja arquitetura ainda preserva muitas construções do período em que os escravos eram trazidos de barco para o Brasil, o Teatro Municipal e a Biblioteca Nacional são passeios obrigatórios. Além disso, os ônibus da Viação Teresópolis saem de hora em hora da rodoviária rumo a Petrópolis, onde fica o Museu Imperial. A criançada adora deslizar com as pantufas pelas tábuas do museu enquanto vê de perto coroas, cedros e até carruagens da época em que reis, rainhas, príncipes e princesas governavam nosso país.

Este mesmo governo imperial sofreu fortes oposições, e uma delas, amplamente estudada nas escolas, é a Guerra dos Farrapos, ou Revolução Farroupilha, que culminou com a Proclamação da República Rio-Grandense. Há um acervo de artefatos do período no Museu Júlio de Castilhos, que fica em Porto Alegre. No mesmo local, há também muitos objetos relativos à história do Rio Grande do Sul e à Guerra do Paraguai.

A região Norte do nosso país também é rica em história. São inúmeros sítios arqueológicos pré-históricos e indígenas, além de diversos locais icônicos de um passado mais recente. Belém, cidade fundada pelos portugueses em 1560, abriga diversos locais históricos, como o complexo Feliz Lusitânia, a antiga residência de um senhor de engenho, o Mercado de Ver-o-Peso (tombado pelo Iphan como Patrimônio Histórico) e a Estação das Docas (onde há maquinário antigo em exposição). É fácil chegar em Belém a partir das principais capitais do país, e escolhendo viajar até lá com umas das empresas do Juntos a Bordo – como a Expresso Guanabara – , você garante segurança e conforto ao longo do percurso.

Agora é hora de escolher o passeio e fazer história nas memórias da sua família! Boa viagem!

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros