O projeto Percursos Urbanos tem a incrível missão de coloca pessoas em um ônibus e levá-las para conhecer melhor a cidade onde moram. Realizando visitas nas principais cidades do Nordeste, os passeios ajudam os moradores a descobrirem mais sobre suas origens.
Como funciona
Em sua versão aberta ao público o ônibus sai todos os sábados da sede do Centro fazendo incursões na cidade trafegando por de temas e especialidades diversas, com inscrição individual. Quando todos estão a bordo, o ônibus passa- por três ou mais locais que tragam referências para o assunto e contamos com a participação de um mediador, facilitador ou condutor do trajeto. Ele é responsável por repassar um pouco de sua experiência, apresentar os locais e promover a conversa dentro do coletivo.
Com uma proposta de educação popular e informal, o mediador não necessariamente é um professor nem pesquisador, mas alguém com amplo conhecimento sobre o assunto para compartilhar com os demais. O transporte conta com um microfone e uma caixa de som, e o passeio tem duração de três horas e meia.
A cada dois sábados do mês, um grupo parte dentro de um ônibus em um roteiro até então desconhecido. Baseado em uma temática escolhida previamente, os passageiros têm seus olhares guiados pela cidade. Cada percurso traz um recorte cultural da cidade sob os pilares da memória social, do patrimônio material e imaterial, da política e da transformação das tradições.
Apoio
O Percursos Urbanos é resultado de uma parceria entre algumas instituições, dependendo de qual localidade o projeto se estabelece, e o Centro Cultural Banco do Nordeste. Na capital cearense, por exemplo, o projeto é realizado desde 2003 em parceria com a ONG Mediação de Saberes.