O ministro da Fazenda, Guido Mantega anunciou em reunião com a presidente Dilma Rousseff e empresários, que será enviado ao Congresso Nacional projeto que torna permanente a desoneração da folha de pagamentos para setores da economia que já gozam do benefício.
A desoneração da folha de pagamento das empresas começou a ser adotada em 2011 com a finalidade de reduzir custos das empresas com mão-de-obra e estimular a economia. De acordo com o ministro, desde o início da implantação da desoneração, o “emprego no Brasil só cresceu”. “Os setores empregaram mais que os setores que não tiveram esse benefício.
Para obter os benefícios, as empresas se comprometeram com o governo a não demitir, além de aumentar os investimentos. Ao invés dos 20% do pagamento da contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os setores beneficiados pagam o equivalente a 1% e 2% de seu faturamento.
A boa notícia é que o transporte rodoviário de passageiros faz parte dos setores beneficiados! Isso significa que as empresas poderão investir mais na qualidade dos serviços sem comprometer os salários dos empregados. O setor acredita ainda em redução no preço das passagens! Vamos torcer… e viajar!
Fonte: Valor Econômico