Na hora de viajar, trocar o avião ou o carro pelo ônibus pode ser uma boa opção. Além do custo ser mais baixo, quem escolhe o ônibus pode aproveitar a viagem com mais segurança e conforto, já que é possível aproveitar o tempo para colocar a leitura em dia, assistir a um filme e até dormir durante o percurso. Mas, para que a viagem ocorra de forma mais tranquila e confortável, o Senhor Boa Viagem informa para os passageiros a necessidade de verificar as regras de segurança nos ônibus.
– O primeiro passo que se deve fazer antes de emitir a passagem é verificar se a empresa é regulamentada e pesquisar sobre suas referências.
– O passageiro deve esperar que o ônibus esteja completamente parado para, só assim, embarcar ou desembarcar com segurança. Dentro do veículo, nunca se debruce sobre as janelas e nem coloque os braços ou qualquer parte do corpo para fora.
– Os cintos de segurança são obrigatórios – desde 1999, os ônibus rodoviários devem oferecer o acessório para os passageiros – e é fundamental que, enquanto esteja sentado na poltrona, o viajante deixe-o afivelado.
– É importante lembrar, também, que é bastante perigoso atravessar a rua pela frente ou por trás do ônibus. A maneira mais segura é esperar o veículo sair.
– Outra dica que não deve ser esquecida é sempre ceder lugar e ajudar pessoas idosas, gestantes, com criança no colo ou com dificuldades físicas. Além de ser um dever de cidadania, o passageiro contribui com o bem estar de todos.
Seguindo essas recomendações, o passageiro só vai ter tranquilidade para aproveitar e curtir todos os momentos da viagem enquanto não chega ao destino.