A onda do retrô alcançou o setor rodoviário. Como parte da comemoração dos 65 anos da empresa, a Viação Cometa reformou e colocou pra rodar o clássico ônibus Flecha Azul, com pintura de época e até mesmo condutor de quepe. Uma verdadeira viagem até os anos 70 que agradou em cheio aos passageiros e, especialmente, aos busólogos, já que o modelo é um ícone histórico.
Totalmente reformado, o legítimo CMA prefixo 7455 está fazendo viagens comerciais pelo Sudeste e Sul do Brasil desde o mês de agosto. No total, serão 65 idas de São Paulo para o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Curitiba e cidades do interior paulista até o dia 23/10. Depois, o ônibus será novamente “aposentado” e passará a fazer parte do acervo histórico da empresa.
Logo antiga e desenho do Cometa Halley
O Flecha Azul que vem sendo utilizado é modelo 1976, mas ano 1999. Foram necessários 3 meses para fazer uma reforma completa no coletivo que tinha saído de circulação em 2008. O ônibus ganhou ar condicionado, bancos em couro sintético vermelho, e a lataria recebeu pintura clássica da Cometa dos anos 70, com faixas azul e amarela e parte inferior com o alumínio exposto. No topo, a logo antiga da empresa; na traseira, o histórico desenho do cometa Halley (que “visitou” a Terra em 1986), iluminado por lâmpadas de LED.
O painel de instrumentos e a cabine do motorista tiveram de ser refeitos. Motor, suspensão e caixa de marchas foram reformados e o propulsor ganhou acabamento cromado, porém mantendo as configurações originais. O trabalho foi quase todo feito na própria oficina da Cometa, apenas o estofamento e polimento ficou a cargo de uma empresa especializada.
Motoristas estilizado e sorteio de miniaturas
Se não bastasse o prazer de sentir-se viajando no tempo, os passageiros do Flecha Azul podem ganhar um presente: uma miniatura do ônibus é sorteada ao fim de cada passeio. E se tiverem dúvidas quanto ao modelo clássico, podem perguntar ao motorista ou ao cobrador, que foram treinados e estão vestindo traje especial, estilo anos 70, com direito a quepe e óculos Ray-Ban.
“Mais simbólico que fazer um evento é restaurar um ônibus que marcou a história da empresa. Quem viajar se sentirá num ônibus zero quilômetro, mas com ambiente e atendimento de época”, destacou Anuar Helayel, diretor executivo da Viação Cometa.
Estilo Americano
Com 6 cilindros em linha, potência de 360 cavalos e injeção direta de diesel, o Flecha Azul alcança 125 km/h. O modelo reformado tem câmbio manual de 6 marchas, direção hidráulica, lataria em duralumínio – que o deixa mais leve, poupando motor e freios – e parachoque de fibra de vidro. O design é inspirado em ônibus americanos dos anos 60 e 70, com depressão entre a cabine do motorista e a fila de bancos de passageiros. Estilo que marcou época, e não por acaso é um ícone entre os busólogos.
Criada em 1948, em São Paulo, a Viação Cometa utilizou por muito tempo os ônibus americanos da General Motors. Na década de 70, a importação ficou difícil, e a empresa passou a construir os próprios ônibus, porém mantendo o estilo. No total, mais de 2 mil modelos Flecha Azul foram fabricados.
Assista ao vídeo e conheça melhor o Flecha Azul reformado: http://ow.ly/oWMGn.