Fortaleza é uma das capitais mais procuradas para férias. Lindas praias, ótimas baladas e sol…muito sol! É bom saber que em meio a tanto calor há áreas verdes para relaxar e aproveitar sua água de coco.
Praça Luiza Távora
Uma antiga história de amor deu origem a essa praça que é uma das mais queridas do bairro Aldeota. No local havia um castelo construído para ser a casa do casal Plácido de Carvalho e Pierina Giovanni. Após a morte de Pierina em 1957, um grupo empresarial comprou o terreno e demoliu o prédio principal. Décadas se passaram, e o espaço virou a Praça Luíza Távora (nome da primeira dama do Ceará entre 1979/1982), também conhecida como Praça do Ceart (Centro de Artesanato do Ceará), preservando ainda algumas características do antigo Palácio do Plácido, como as antigas casas de hóspedes. Além do conjunto de lojas com produtos artesanais que compõem o centro artesanal, a praça conta com playground, equipamentos de cooper e ginástica, rampa de skate e patins rampas, além de um santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima. Um charme especial fica por conta do vagão, datado de 1938, todo em madeira, de fabricação belga, se transformou num charmoso café cultural.
Parque do Cocó
O Parque Ecológico do Rio Cocó é uma área de conservação considerada de grande importância tanto para a cidade, como para a biodiversidade que é protegida dentro de suas bordas. Ambientalmente, ele serve para reduzir a temperatura do ar na cidade, e também forma uma bacia protetora que previne enchentes durante tempos de fortes chuvas. A trilha ecológica do Parque tem 1.350 metros e no espaço, os visitantes passam por pequenas pontes, por banquinhos para o descanso, lixeiras e placas educativas. No parque você encontra também um anfiteatro, quadras esportivas, pista para corridas, parques infantis, e um espaço para a promoção de eventos culturais, como shows e competições esportivas. Para garantir a segurança dos frequentadores, a Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) mantém policiais no parque tanto na entrada como na extensão da trilha
Para a população, além da referência em educação ambiental, o parque é ponto de encontro para lazer e contato com a natureza.
- Foto: photosdeviagens
Passeio Público
A Praça dos Mártires, também conhecido como Passeio Público, é a mais antiga praça de Fortaleza. Além da bela vista para o mar, a praça possui como atrativos naturais diversas árvores centenárias, como o famoso baobá plantado em 1910. Estar nela é como voltar no tempo! Em setembro de 2007, teve início a última restauração da praça realizada pela prefeitura, mas preservando sua arquitetura original e sua história. Desde então, a praça voltou a ser bem frequentada, contando com mais vigilância e a ter atrativos como cafés e restaurantes. Nos finais de semana, música e gastronomia lotam as dependências da praça e faz do Passeio Público um dos melhores programas da cidade.
Praça Verde Historiador Raimundo Girão
Ou Praça Verde do Centro Cultural Dragão do Mar não é exatamente uma praça arborizada e um espaço apenas de descanso. É na verdade um espaço amplo que acomoda até 4 mil pessoas em eventos que vão de shows nacionais a eventos infantis. De qualquer maneira todo o complexo do Centro Cultural Dragão do mar de arte e Cultura (incluindo a Praça Verde) merecem uma visita tanto pelo visual como pelas atrações culturais e festivas que acontecem ali e no entorno. Próximo a praia de Iracema, o lugar não deixa de ser um recanto de sombra e água fresca na ensolarada Fortaleza.