30 de agosto de 2016 abrati

Goiânia, a campeã das feiras!

Goiânia é a capital brasileira das feiras! Atualmente são cerca de 26 feiras regulares de comércio, artesanato e alimentação e 116 feiras livres de frutas e verduras. Além de grande atrativo para a cidade, as feiras são uma importante fonte da economia local. A cidade ganhou fama pela quantidade e qualidade de produtos em vestuário, calçados, artesanato e alimentação que são encontrados em suas feiras.

 Feira do Cerrado

Feira do cerrado 4

A feira do Cerrado começou em 2004, com apenas 16 expositores e hoje soma 160 artesãos. Os frequentadores buscam tanto os produtos artesanais expostos quanto um momento de lazer. O espaço ao ar livre é bem familiar (não é permitida a venda de bebidas alcoólicas no local) e convidativo para um passeio. Aproveite também as apresentações artísticas, que variam a cada semana e vão de teatro para crianças a show de violeiros.

Além da boa variedade de artesanato outro grande atrativo são as barraquinhas de comidas. Os produtos regionais são os mais procurados. Não deixe de provar: biscoito de polvilho frito, paçoca, balas de coco e o pastel de pequi.

Onde: Parque da Criança, ao lado do Estádio Serra Dourada Quando: domingo, das 9h às 13h30 e quinta-feira, das 16h às 22h

 Feira Hippie

feira hippie

 

Essa é a maior feira a céu aberto da América Latina e tem muita história! Começou na década de 1960, quando os hippies expunham suas peças de artesanato no Parque Mutirama. Após algumas mudanças, com o intuito de ganhar mais espaço, a feira se fixou no atual endereço na Praça do Trabalhador.

Hoje são quase 8 mil pontos de vendas, com quase 30 mil trabalhadores diretos. Como os produtos costumam ser de ótima qualidade, e com bons preços, atrai revendedores de outros estados o que faz a feira estar sempre cheia (tente chegar cedo). Quando bater a fome, as barraquinhas de alimentação também irão te salvar com comidas deliciosas.

Onde: Praça do Trabalhador, ao lado do terminal rodoviário Quando: sábado das 18h até domingo às 14hs

Feira da Lua

feira da lua

A Feira da Lua foi criada em 1993, e é uma das mais organizadas da cidade. Hoje conta com mais de 1.200 bancas, que oferecem roupas, calçados, acessórios e comidinhas. Um diferencial da feira é a Rádio Lua, uma emissora própria que anuncia as promoções oferecidas pelas bancas, avisa sobre achados e perdidos e toca as músicas preferidas dos visitantes e feirantes.

Onde: Praça Tamandaré Quando: sábados, das 17h às 22hs

Feira do Sol

sol

 

Outro astro que brilha nas feiras de Goiânia. Inicialmente a ideia era aproximar artistas plásticos e artesãos da comunidade e dos turistas, mas a feira foi crescendo e trazendo produtos não artesanais para serem comercializados. Esta feira é mais tranquila e bem organizada. As barracas são divididas em setores: roupas, alimentação, artesanato e tem um espaço reservado para crianças. A Praça do Sol, que abriga esta feira, vai passar por uma grande reforma e durante as obras, a feira será transferida para as ruas 13 e João de Abreu, que contornam a praça.

Onde: Praça do Sol Quando: domingos, das 16h às 20hs.

Mercado das Coisas

mcoisas

Uma feira que não acontece toda semana (as vezes nem todo mês) mas vale a pena ficar ligado na programação. Esta é uma feira mais descolada e moderninha que quer promover o trabalho de coletivos, artistas e produtores independentes da capital. Combinando moda, arte, decoração, design, gastronomia, artesanato, a feirinha reúne roupas, acessórios, livros, vinis, gibis, e muita música, além de exposições, oficinas, atividades recreativas e sorteios.

Vale a pena acompanhar as páginas em redes sociais da feira para saber qual sua próxima edição.

Onde e Quando: Á confirmar.

Com tanta feira bacana acontecendo em Goiânia nós ficamos devendo outras tantas na nossa matéria. Mas não tem problema. Quando você visitar a cidade escreve pra gente (juntos@abrati.org.br) e conta de qual feira você mais gostou. E claro, vá de ônibus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros