Em 2009, Goiânia recebeu o título do Instituto Brasil Américas de “Capital brasileira com melhor qualidade de vida”. Também não é para menos, a cidade conta com 32 parques e bosques espalhados pela cidade, resultado do investimento intenso na implantação de unidades de conservação, além da preservação das áreas verdes. Conforme o levantamento da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Goiânia tem 94 metros quadrados de áreas verdes de cada cidadão, a capital fica em segundo lugar no mundo, uma vez que a campeã é a cidade de Edmonton, no Canadá, com um quantitativo de 100 metros quadrados de área verde por habitante.
Além do convívio com a fauna e a flora, os parques e bosques de Goiânia possuem opções de lazer como pistas de caminhada, estações de ginástica, centros de convivência e parques infantis. Conheça alguns dos principais parques da capital.
Parque Flamboyant
Trata-se do mais novo cartão-postal da cidade. Possui dois lagos com fonte luminosa, ponte de madeira, mirante, parque infantil, ciclovia, pista de cooper, estação de ginástica, caminhos internos. Abriga remanescentes de veredas, com buritis e outras árvores nativas do cerrado. Sua área é muito procurada pelos adeptos do piquenique.
Bosque dos Buritis
O Bosque dos Buritis é um dos mais antigos e tradicionais cartões-postais de Goiânia. Criado em 1938, passou por um amplo projeto de revitalização em 2007 e 2008. Conta com atrativos como três lagos com fontes luminosas, iluminação noturna especial, orquidário, espaço multifuncional para eventos, pista interna e externa para caminhada, parque infantil, museu de artes, estação de ginástica, quiosques, mirante e caminhos internos. Serve de ponto de lazer e contemplação para milhares de visitantes.
Parque Botafogo
Criado em 1989, o Parque Botafogo foi revitalizado em 2004 e passou por um intenso processo recuperação florística. Conta com lago, quadra de ginástica, passarela, pista de caminhada, bicicross e lanchonetes. É um dos refúgios para a população que busca contato com o verde, pois está localizado em uma área de mata fechada.
Parque Vaca Brava
Criado em 1988, o Parque Vaca Brava possui lago, parque infantil, estação de ginástica, pista de cooper, mirante e áreas de convivência. Quem conhece, diz que se trata de uma das mais belas vistas de Goiânia.
Lago das Rosas
Construído na década de 1940, abrigava inicialmente um grande canteiro de rosas, de onde veio a inspiração para o nome. Possui elementos representativos do estilo Art Déco, que vigorava na época, como um trampolim e muretas.
Jardim Botânico
É a maior unidade de conservação de Goiânia, com um milhão de metros quadrados. Abriga um remanescente de área fechada de mata, com espécies nativas do cerrado e animais silvestres.
Parque Liberdade
Com um cenário é aconchegante e de grande beleza, possui lago, pista de cooper e estação de ginástica.
Se já tinha muitos motivos para querer visitar Goiânia hoje te demos mais um, ou melhor, mais 32! Visite Goiânia e vá de ônibus.