25 de novembro de 2015 abrati

Goiânia: capital verde do Brasil

Em 2009, Goiânia recebeu o título do Instituto Brasil Américas de “Capital brasileira com melhor qualidade de vida”. Também não é para menos, a cidade conta com 32 parques e bosques espalhados pela cidade, resultado do investimento intenso na implantação de unidades de conservação, além da preservação das áreas verdes. Conforme o levantamento da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Goiânia tem 94 metros quadrados de áreas verdes de cada cidadão, a capital fica em segundo lugar no mundo, uma vez que a campeã é a cidade de Edmonton, no Canadá, com um quantitativo de 100 metros quadrados de área verde por habitante.

goiania1

Além do convívio com a fauna e a flora, os parques e bosques de Goiânia possuem opções de lazer como pistas de caminhada, estações de ginástica, centros de convivência e parques infantis. Conheça alguns dos principais parques da capital.

Parque Flamboyant

flamboyant1

Trata-se do mais novo cartão-postal da cidade. Possui dois lagos com fonte luminosa, ponte de madeira, mirante, parque infantil, ciclovia, pista de cooper, estação de ginástica, caminhos internos. Abriga remanescentes de veredas, com buritis e outras árvores nativas do cerrado. Sua área é muito procurada pelos adeptos do piquenique.

Bosque dos Buritis

buritis1

O Bosque dos Buritis é um dos mais antigos e tradicionais cartões-postais de Goiânia. Criado em 1938, passou por um amplo projeto de revitalização em 2007 e 2008. Conta com atrativos como três lagos com fontes luminosas, iluminação noturna especial, orquidário, espaço multifuncional para eventos, pista interna e externa para caminhada, parque infantil, museu de artes, estação de ginástica, quiosques, mirante e caminhos internos. Serve de ponto de lazer e contemplação para milhares de visitantes.

Parque Botafogo

botafogo

Criado em 1989, o Parque Botafogo foi revitalizado em 2004 e passou por um intenso processo recuperação florística. Conta com lago, quadra de ginástica, passarela, pista de caminhada, bicicross e lanchonetes. É um dos refúgios para a população que busca contato com o verde, pois está localizado em uma área de mata fechada.

Parque Vaca Brava

vaca_brava

Criado em 1988, o Parque Vaca Brava possui lago, parque infantil, estação de ginástica, pista de cooper, mirante e áreas de convivência. Quem conhece, diz que se trata de uma das mais belas vistas de Goiânia.

Lago das Rosas

lagoa_rosas

Construído na década de 1940, abrigava inicialmente um grande canteiro de rosas, de onde veio a inspiração para o nome. Possui elementos representativos do estilo Art Déco, que vigorava na época, como um trampolim e muretas.

Jardim Botânico

jardimj_botanico_goiania

É a maior unidade de conservação de Goiânia, com um milhão de metros quadrados. Abriga um remanescente de área fechada de mata, com espécies nativas do cerrado e animais silvestres.

Parque Liberdade

parq_liberdade

Com um cenário é aconchegante e de grande beleza, possui lago, pista de cooper e estação de ginástica.

Se já tinha muitos motivos para querer visitar Goiânia hoje te demos mais um, ou melhor, mais 32! Visite Goiânia e vá de ônibus.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros