26 de setembro de 2013 abrati

Guia das melhores práticas para a sua viagem de ônibus (parte 1)

Viajar de ônibus é seguro, confortável e mais econômico em relação a outros meios de transporte. Tudo isso já se sabe, mas há uma parte desse prazer que depende exclusivamente de você. Confira nossa série de dicas, dividida em dois posts, que vai ajudar a fazer com que sua viagem seja sempre a melhor possível.

 

Compra de passagens: programe-se!
Tudo bem que você pode chegar à rodoviária sem fazer qualquer consulta prévia e encontrar a passagem dentro das condições que deseja. Mas está contando com a sorte… Informe-se com antecedência sobre horários de partida e chegada, roteiros, número de paradas durante o percurso… E fique sabendo: várias empresas já estão vendendo passagens pela internet!

 

Bom saber…
“Segui esse conselho, comprei minha passagem com antecedência, mas surgiu um imprevisto e não vou poder viajar. E agora?” Simples: até 3 horas antes da saída do ônibus, você pode devolver a passagem (receber o dinheiro de volta) ou trocar dia e horário. Resolvido?

 

Quero entrar, quero entrar!
Fique sabendo: no Brasil, crianças até 12 anos só podem viajar sozinhas se estiverem com autorização do Juizado de Menores. E criança até 6 anos só pode viajar gratuitamente se não ocupar poltrona e desde que sejam respeitadas as leis relacionadas ao transporte de menores. Não adianta insistir na hora do embarque!

 

Crianças até 6 anos podem ir no colo, mas há regras

Crianças até 6 anos podem ir no colo, mas há regras

 

 

Muita calma nessa hora

Para não se deparar com o problema acima e outros semelhantes, chegue à rodoviária pelo menos meia hora antes da partida do ônibus. Se for véspera de feriado, dobre a antecedência para fugir do tumulto. Outra coisa: se você comprou a passagem pela internet, possivelmente terá de ir ao guichê da companhia para trocá-la pelo bilhete definitivo. Evite correria!

 

Meu bilhete, minha vida
Não é só antes da viagem que o bilhete de passagem e o tíquete da bagagem devem ser guardados com segurança. Eles são sua garantia em caso de indenização acidente. Ou seja, redobre o cuidado!

 

Mais valem na mão do que voando
Por mais que seja seguro colocá-los no bagageiro, o correto é sempre levar documentos, dinheiro, cartões de crédito e aparelhos como rádios e celulares em sua bagagem de mão. Até mesmo porque você pode precisar deles durante a viagem, não é mesmo?

 

É de quem essa mala aqui?
Identificar sua bagagem não é perda de tempo! Coloque etiquetas com nome completo, telefone, endereço de origem e de destino, por dentro e por fora. Lembre-se: prevenir é melhor do que remediar!

 

Caminhão de mudança é outra coisa…
Seja inteligente na hora de preparar sua bagagem. Até 30 quilos é gratuito!

 

Bom, você já está preparado para ter o melhor início de viagem da sua vida. E durante o trajeto, como aproveitar o máximo possível? Basta esperar a segunda parte da nossa série de dicas, que será publicada aqui na próxima terça. Aguente firme na plataforma, você não perde por esperar!

 

shutterstock_96708823

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros