13 de dezembro de 2016 abrati

Joanópolis, e os vários lados de São Paulo!

joano

São Paulo tem 645 municípios, e é difícil escolher um lado B, mas pensamos que talvez você já tenha ouvido falar na Joia da Mantiqueira, na Cidade que nasceu de uma festa ou na Capital do Lobisomem. Não? Pois a pequena Joanópolis recebe todas essas alcunhas e ainda tem mais adjetivos para te conquistar. A cidade, que fica na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo estado de São Paulo.

casadoartesao

As lendas e as histórias relativas ao Lobisomem são um atrativo, e é fácil encontrar moradores que juram ter visto a fera em noite de lua cheia. A cidade possui até uma Associação dos Criadores de Lobisomens, que é sediada na Casa do Artesão e oferece aos turistas diferentes tipos de artesanatos muitos deles ligados ao mito. Para a criançada a casinha do bebê lobisomem vai ser uma grande atração. Mas os visitantes chegam mesmo é para curtir o frio, as belezas naturais e a boa estrutura de pousadas.

joanopolis

A Joia da Mantiqueira possui muitas atrações voltadas ao ecoturismo: A Cachoeira dos Pretos com 154 metros de queda é a principal! A cachoeira é ótima para banhos e descidas pelas corredeiras. O Gigante Adormecido ou Serra do Lopo proporciona uma boa caminhada por trilha de mata nativa pelas divisas com Minas Gerais. A rampa de Asa Delta é uma das mais belas vistas de toda a região. E a Represa Jaguari/ Jacareí, que fica a pouco mais de 2 km do centro é uma boa opção para banhos e esportes náuticos.

A área urbana mistura casarões no estilo colonial e um projeto urbanístico moderno com ruas largas e quarteirões geométricos. A culinária tem o melhor de Minas e São Paulo: frango caipira com quiabo e o lombinho com tutu, com direito a um torresminho crocante como entrada. Na Casa do Artesão, além dos suvenires de Lobisomem, que já comentamos, prove os docinhos e cachaças artesanais.

imatriz

Esta é uma típica cidade do interior, que faz da sua Praça da Igreja, o coração da cidade. A Igreja Matriz, dedicada a São João Batista, é palco dos encontros culturais, sendo os mais importantes: a Festa do Divino e as festas juninas. Dizem que a cidade nasceu de uma festa em homenagem a São João!

Joanópolis é muito diferente das conhecidas cidades paulistas, mas é tão cheia de peculiaridades e belezas que certamente você precisa conhecer. Se programe e vá de ônibus!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros