Metade do ano já ficou para trás e, junto com as bandeirinhas verdes e amarelas em apoio à Seleção Canarinho, começa também o período das Festas Juninas. Nessa época do ano, especialmente se você mora no Nordeste do País, não há como escapar do clima de São João e, à medida que se aproxima o dia do santo (24/06), pamonha, canjica, bolo de milho, mugunzá, broa de fubá e tantas outras comidas típicas vão invadindo as prateleiras das padarias, lanchonetes de bairro, cafés da manhã e lanches da tarde.
Além das delícias da culinária junina, as Festas de São João também marcam essa época do ano. Embaladas pelo tradicional forró, o ponto alto das festividades é a dança da quadrilha, geralmente próxima a fogueira. Se você gosta desse clima de festa interiorana ou quer conhecer melhor, prepara sua blusa xadrez e veja três dicas de cidades que realmente levantam poeira no arraiá:
1. Campina Grande (PB)
Considerada o maior São João do Mundo, as festividades em Campina Grande, a 133km de João Pessoa, costumam durar o mês inteiro. São inúmeras atrações e quadrilhas que juntam mais de dois milhões de visitantes todo ano. A cidade oferece, inclusive, trem turístico animado por tocadores de sanfona, com réplicas de pontos turísticos da cidade. Durante o evento, acontece ainda o Círio de São João, cavalgada em homenagem ao santo.
2. Caruaru (PE)
Em Caruaru, a 130km de Recife, acontece uma das mais tradicionais festas juninas do Nordeste. Lá, a comemoração conta com bandas de pífano, mamulengos, literatura de cordel e quadrilhas. A festa é realizada em um espaço montado para o evento e é embalada pelo melhor do forró nacional. Cerca de dois milhões de pessoas vão anualmente à cidade se divertir nas barracas e conferir o maior pé-de-moleque, a maior pamonha e a maior canjica.
3. São Luís (MA)
Mais ao norte, temos São Luís com um charme diferencial. Em vez do tradicional forró, é o Bumba Meu Boi que anima o evento. Quem vai conferir o evento tem a oportunidade de conhecer danças como o Ieiê, caroço, dança das fitas e portuguesa, além das quadrilhas. Todo ano, são 150 mil pessoas na festa que se espalha pela Praça Maria Aragão e alguns bairros da cidade. E sabe o melhor de tudo? É muito fácil de chegar de ônibus em qualquer uma dessas cidades. Você não vai ficar em casa, né?