19 de maio de 2014 abrati

Leitura sobre quatro rodas

Os ônibus são responsáveis por muitas transformações sociais. Eles dão mobilidade a muitos sonhos e projetos, como é o caso dos ônibus-bibliotecas de São Paulo. O projeto possibilita que pessoas de bairros mais distantes das zonas centrais da cidade tenham um acesso facilitado à leitura.

3

Os ônibus que fazem parte do projeto passam por 72 roteiros estabelecidos de acordo com a ausência de bibliotecas públicas na região e também por sugestão da população local. Os ônibus-biblioteca têm circulado pela cidade de São Paulo levando aos interessados um acervo formado por livros de literatura infantil, juvenil e de adulto, publicações paradidáticas, quadrinhos, gibis e revistas.

As estradas passadas
Foi a partir do incentivo do escritor Mário de Andrade que, há mais de 70 anos, o projeto do Ônibus-Biblioteca de São Paulo foi levado adiante. Mário de Andrade, o primeiro diretor do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, pregava que “em vez de esperar em casa pelo seu público, (o ônibus) vai em busca do seu público onde ele estiver”.

1

Outro apoio muito importante para ao início do projeto foi da Ford, que construiu e doou um modelo de caminhonete-biblioteca que passou a visitar periodicamente lugares como o Largo da Concórdia, Jardim da Luz e a Praça da República, proporcionando aos freqüentadores o contato com os livros.

Os serviços ofertados pelo Ônibus-Biblioteca foram interrompidos em 1942 devido à necessidade de racionamento de combustível na II Guerra Mundial e só foram retomados em 1979, por meio de um convênio com o Instituto Nacional do Livro. A nova casa do projeto agora era uma perua Kombi adaptada, com o objetivo de atender principalmente os bairros desprovidos de recursos culturais, facilitando o acesso aos livros e buscando incentivar o interesse da população pela leitura.

onibus_biblioteca_1308252067

O projeto continua crescendo a cada dia, e se reafirmando como uma das maiores políticas públicas de cultura, com foco na leitura, por beneficiar diretamente as comunidades onde as opções culturais são escassas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros