A cidade histórica que vamos conhecer hoje tem nome de mulher e vocação para realeza.
Mariana foi fundada na época da corrida pelo ouro e se tornou a primeira vila, cidade e capital de Minas Gerais, após uma disputa entre as cidades que mais produziam o minério. O nome veio pouco depois, batizada assim pelo Rei Dom João V em homenagem a sua esposa Maria Ana da Áustria.
Localizada a 110 km de Belo Horizonte, a bucólica Mariana preserva a arquitetura colonial e os costumes de outras épocas. A Praça Minas Gerais é o endereço de três grandes preciosidades barrocas de Mariana. Lado a lado estão as igrejas de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora do Carmo, a Casa da Câmara e a Cadeia. Próximas à praça, ao longo do Centro Histórico, ficam outras atrações culturais muito interessantes, como a Catedral Basílica da Sé umas das mais ricas do Brasil, com lustres de cristal e um órgão com mais de mil tubos , famosa pelos concertos nas manhãs de sexta e domingo, e o Museu de Arte Sacra, com obras de Aleijadinho e do Mestre Athayde. O encanto continua nos ateliês, tomados por trabalhos de artistas da região, que capricham na confecção de imagens, móveis e oratórios.
Testemunha do Ciclo do Ouro, Mariana abriga ainda a mina da Passagem, uma das maiores do mundo abertas à visitação. Mais que um passeio histórico, a visita à mina de ouro da Passagem é uma grande aventura. A mina é explorada através de um trole¹ que percorre 315m de trilhos, até chegar a 120m de profundidade. Ao longo da descida, o visitante pode observar grandes salões, túneis e lagos de águas cristalinas. O passeio é acompanhado por monitores que contam histórias e curiosidades. Ideal para crianças e adultos.
O trajeto percorrido pela Maria Fumaça entre as cidades de Mariana e Ouro Preto é imperdível! A locomotiva de 1949 tem interior de madeira e desenho semelhante às composições do início do século XX. A viagem até Ouro Preto é curta são apenas 18 km percorridos em menos de uma hora. No cenário, paisagens típicas de Minas Gerais, formadas por cachoeiras e montanhas. O passeio acontece sextas, sábados, domingos e feriados.
A gastronomia é típica de Minas e você ainda vai poder voltar para casa com queijos, cachaças e doces vendidos pelos próprios produtores na cidade. Como o local ainda mantém grande tradição religiosa, algumas manifestações estão bem vivas como, por exemplo, as procissões, novenas, festas dos padroeiros e Adoração ao Santíssimo. Entre outras manifestações culturais típicas, Mariana mantém o Zé Pereira da Chácara e o Boida-Manta, Congado, Malhação de Judas, Pastorinhas e Folia de Reis.
Mariana não é tão famosa quanto sua vizinha Ouro Preto, mas certamente vai te surpreender e encantar. Ah, e não se esqueça: vá de ônibus!
¹: Trole: Carro mecânico composto por corpo de aço e rodas com mancais de rolamentos, que tem por objetivo deslocar cargas em estruturas metálicas.