16 de outubro de 2015 abrati

Mi Buenos Aires querido!

Buenos Aires é um destino que agrada a todo tipo turista: dos que viajam em família aos que procuram o agito da vida noturna. A cidade é cheia de encantos e o melhor, você consegue chegar de ônibus a esta importante capital da América do Sul. A viagem partindo de São Paulo leva, em média, 37 horas. O ponto de chegada é a rodoviária de Retiro, a principal de Buenos Aires.

buenos2

Então, vamos passear. Você pode começar pelo centro e nosso ponto de partida será o Obelisco. O Obelisco é um símbolo da cidade e está localizado no centro da Av. 9 de Julio, uma das mais largas do mundo. Próximo a ele está o famoso Teatro Colón que oferece uma interessante visita guiada. Saindo do teatro vá à Av. de Mayo, no caminho, em direção a Plaza de Mayo, pare para conhecer o Café Tortoni, um dos cafés mais antigos e tradicionais de Buenos Aires. A praça é rodeada de prédios históricos e pontos turísticos como a Casa Rosada (sede do Governo) e a Catedral.

buenos1

Saindo da praça veja no mapa ou pergunte como chegar à Calle Florida, a rua de comércio mais famosa da cidade. Ao longo dela é possível encontrar dezenas de lojas, galerias, centros comerciais, lojas de departamento e o tradicional shopping Galerias Pacífico.

buenos3

À noite, um programa turístico quase obrigatório – principalmente se é sua primeira vez na cidade – são os shows de tango. Há várias casas que oferecem este show acompanhado de um jantar, geralmente uma Parilha, o tradicional churrasco argentino.

buenos4

Os bairros Puerto Madero e Recoleta também devem entrar no seu roteiro. Puerto Madeiro é hoje um dos bairros mais modernos da cidade, fruto de um projeto de revitalização muito bem sucedido. Além da paisagem que une prédios antigos e arranha céus o lugar é um pólo gastronômico frequentado pelos portenhos.

buenos8

Já a Recoleta é um bairro tradicional, onde está um dos principais pontos turísticos de Buenos Aires o Cemitério da Recoleta. O cemitério é bonito e lá estão sepultados vários ex-presidentes, militares, artistas e personalidades argentinas, incluindo Evita Perón, ex-primeira dama. Ao lado do cemitério está o Buenos Aires Design, um shopping voltado para artigos de casa e decoração que abriga bons restaurantes e bem próximo, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), casa da mais importante coleção de arte argentina, com obras de artistas locais e também internacionais, como os conhecidos Monet, Van Gogh, Picasso, entre outros. Outra atração nesta área é o Jardim Japonês.

buenos5

Indo ao bairro Palermo você pode visitar o Zoológico de Buenos Aires, o Jardim Botânico e nesta área ainda há o Museu Evita. Na região da Plaza Julio Cortazar, no Palermo Soho, estão muitas boas opções de alimentação e também de compras, com lojas de marcas nacionais e internacionais com disputados outlets.

buenos6

Famoso por suas casas coloridas e atmosfera pitoresca, o Caminito, fica no bairro La Boca, e é considerado um museu a céu aberto. Lá encontramos artistas expondo pinturas, esculturas, mosaicos, apresentações de tango, além de bares, restaurantes e lojinhas de souvenirs. Se você gosta de futebol, pode aproveitar para visitar o estádio La Bombonera, do time de futebol Boca Juniors. O estádio fica a apenas três quadras do Caminito.

buenos7

E se estiver na cidade num domingo aproveite para ir ao bairro San Telmo, para conhecer a feirinha de artesanato mais tradicional da cidade, que se estende por mais de 10 quarteirões ao longo da Calle Defenssa.

buenos9

Dicas rápidas!

Hospedagem: Quem vai a Buenos Aires por causa das compras de artigos internacionais e da gastronomia deve considerar ficar em Palermo Soho ou Palermo Hollywood. Hospedar-se no Centro é conveniente para passear, mas a região fica bem deserta a noite. O bairro da Recoleta é central e ainda tem elegância e charme portenho, além de bons preços em hotéis e hospedagens.

Documentos necessários: Para entrar na Argentina, o turista brasileiro deve apresentar passaporte válido ou carteira de identidade em bom estado de conservação e que permita reconhecer claramente o titular.

Dar gorjeta: É comum deixar cerca de 10% para garçons em restaurantes, funcionários de hotéis e motoristas de táxi. Às vezes não está na nota, mas você deve deixar a “propina” – como eles chamam gorjeta por lá – de qualquer maneira. E sempre dê gorjeta em dinheiro para o garçom, mesmo que pague a conta com cartão.

Cartão, aliás: Existem muitos lugares que não aceitam cartão de crédito. Desde lojas, bares e restaurantes. Na dúvida se informe antes.

Planejando uma viagem internacional? Vá a Buenos Aires e vá de ônibus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros