A vida cobra organização, concentração e planejamento…talvez você precise sair deste esquema na hora de viajar. Talvez você precise de um mochilão verde amarelo!
Entendendo
Mochileiro é o turista que viaja de forma independente, muitas vezes sem roteiro fixo. De todas as idades, gênero e classes sociais (há mochileiros 5 estrelas), o que eles têm em comum é o espírito de aventura.
Planejamento mínimo
Antes de se aventurar pense em que tipo de viagem está interessado: natureza, urbana, compras, cultura? Estabeleça os dias disponíveis e trace um roteiro com as cidades que quer visitar. Faça um orçamento com o tripé: transporte, hospedagem e alimentação.
A mochila
Símbolo deste estilo de viagem, com ela você fica com as mãos livres e se obriga a não levar muita coisa. Anote as dicas:
-Leve duas mochilas: a cargueira (onde você vai levar tudo o que precisa) e a de ataque (menor, para passeio e onde você guarda seus documentos e itens pessoais)
-Leve roupa para no máximo 7 dias. Mesmo que viaje por mais tempo, se programe para usar a lavanderia e para repetir o figurino.
-Quando achar que já pode fechar a mochila…tire mais alguma coisa.
Vantagens do ônibus
O ônibus é super prático por vários motivos: percorre praticamente todo Brasil, o preço da passagem é controlado, mesmo em época de alta estação, o que segura o orçamento e viajando em horários noturnos você economiza na hospedagem. Como um mochilão está aberto a surpresas, você pode comprar sua passagem com antecedência ou no dia do deslocamento, tem zero burocracia para embarcar e é muito fácil remarcar o bilhete.
Se você está se perguntando: E para onde ir? Nós fazemos nossas as palavras do portal 360meridianos: “Uma cidade grande e interessante e com várias atrações ao redor está a apenas uma viagem de ônibus de você”. Aliás eles fizeram uma matéria super bacana sobre roteiros de mochilão pelo Brasil. Dá uma olhada!(http://www.360meridianos.com/2015/10/roteiros-de-mochilao-pelo-brasil.html) e
No mais, é como diz a premissa universal do mochileiro:
Não tenha medo da aventura, das situações inesperadas, tenha um plano b,c e d…ou não tenha plano nenhum. Esteja com a mente e o coração aberto…aproveite a vida!