Fundada na primeira metade do século XVIII Montevidéu tem um ar tranquilo de cidade do interior, com centro histórico bem preservado e belos parques. A comparação com cidades europeias é inevitável.
Seja de dia ou de noite, você pode começar a explorar a capital pela “Ciudad Vieja” (Cidade Velha). Ali conserva-se a Porta da Cidadela, marco zero do setor histórico e que até 1829 funcionava para proteger a cidade. Na esquina com a Avenida 18 de Julio, principal artéria da cidade, está o emblemático Palacio Salvo, de 1925, cartão-postal de Montevidéu. A pé você conhece também a catedral metropolitana, o Cabildo, o teatro Solís e o Museu Torres Garcia, entre tantas outras atrações.
O grande amor da cidade é o seu Rio da Prata, então não deixe de curtir a orla percorrendo as Ramblas, calçadões com vista para o rio que têm ciclovias e áreas para descanso com pequenos mirantes ao longo do trajeto.
Para quem gosta de futebol, o Estádio Centenário, palco da primeira Copa do Mundo, em 1930, conta com um interessante acervo. Os donos da casa ganharam esta Copa e se quiser fazer amizade com algum uruguaio pode começar por este assunto.
Carrasco e Pocitos são os bairros dos mais abastados e vale uma visita pela sua beleza e excentricidade. Pocitos, conta também com uma extensa praia de areia fina e branca que atrai muitos turistas. E se quiser ver verde e respirar ar puro visite o bairro Parque Rodó, que possui vinte e cinco hectares de jardins.
No Uruguai, a mesa convida ao churrasco e aos vinhos da região, mas também são encontradas ótimas empanadas, frutos do mar e massas, além de sobremesas como o imbatível doce de leite e, claro, os alfajores (doce típico da região). Com mais de 20 restaurantes, o Mercado del Puerto é um endereço turístico que vale a pena!
Nem todo mundo sabe, mas o Carnaval de Montevidéu é muito valorizado e atrai milhares de visitantes. A festa desfila pela Avenida 18 de julho, a principal da cidade.
Ir de ônibus pode ser a melhor opção, já que você não tem que enfrentar várias conexões e ainda pode viajar a noite. As empresas de ônibus geralmente é quem fazem toda a tramitação na alfândega e você não precisa acordar enquanto cruza a fronteira. Os ônibus oferecem serviço de bordo e poltronas super confortáveis.
Então, o que está esperando? Corre pra agenda e marca sua próxima viagem internacional: Montevidéu…de ônibus!