11 de março de 2016 abrati

Museus e centros culturais do Nordeste para conhecer já!

Museus e centros culturais do Nordeste para conhecer já!

Não é novidade que o Nordeste brasileiro é recheado de grandes maravilhas que envolvem arte, cultura e história. Como é de se esperar, os estados ali situados tem como seus pontos turísticos principais museus que guardam consigo um pouco das particularidades históricas e artísticas de cada lugar.

Listamos os melhores museus dessa região para conhecer imediatamente em sua próxima viagem.

Museu Afro-Brasileiro – Salvador, Bahia

mafro.png

 

O MAFRO, como também é chamado, é um museu da Universidade Federal da Bahia e um dos únicos no Brasil a tratar com exclusividade da cultura africana e da sua importância na formação cultural brasileira.

 

Com o objetivo de tratar e incentivar o respeito e entendimento acerca das diversidades culturais, o museu foi inaugurado em 1982 e é até hoje uma das maiores referências sobre o tema de afirmação de identidade – além disso, promove ações que visam erradicar o preconceito racial e a intolerância religiosa.

O Museus Afro-Brasileiro fica localizado no Prédio da Faculdade de Medicina da Bahia, no Centro Histórico de Salvador. O valor do ingresso custa R$ 6 reais e conta com meia-entrada para estudantes, jovens até 10 anos de idade e idosos acima de 60 anos.

Mais informações: http://www.mafro.ceao.ufba.br/

 

Instituto Ricardo Brennand – Recife, Pernambuco

ricardo.png

Esta Instituição Cultural, fundada em 2002 pelo empresário pernambucano Ricardo Brennand, se destaca pelo seu grande acervo histórico e estilo medieval. A coleção do museu é extensa e conta com pinturas, esculturas de cera, objetos e documentos que datam desde a Baixa Idade Média até o século XXI.

Além disso, o museu tem um grande foco na época colonial brasileira e no Brasil Holandês – inclusive, contém com o maior acervo de obras do pintor Frans Post, totalizando 20 obras. É também palco de uma das maiores coleções de arma branca do mundo, com cerca de 3000 peças oriundas de diversos lugares, tais como países da Europa e da Ásia.

O museu fica situado no Castelo São João, e o instituto conta ainda com uma Pinacoteca, uma Galeria e com a Capela Nossa Senhora das Graças – tudo isto circundado por um extenso parque.

Localizado no bairro Várzea, a entrada para o Instituto custa R$ 20 reais e serviço de meia entrada para estudantes, deficientes, professores e idosos acima de 60 anos.

Mais informações: http://www.institutoricardobrennand.org.br/index2.html

 

Estação Cabo Branco – João Pessoa, Paraíba

 cabobranco.png

Inaugurada em 2008 e projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Estação Cabo Branco é um complexo de Ciências, Cultura e Arte.

Sua estrutura é uma grande obra de um dos maiores arquitetos brasileiros e conta com mais de 8 mil metros quadrados. O complexo possui ainda cinco edifícios, onde estão situados o Museu de Ciências e a Estação das Artes – que conta com diversas obras de artistas nacionais.

A Estação fica no bairro Altiplano e a programação é gratuita.

Mais informações: http://joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb/

 

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Fortaleza, Ceará

dragao.png

Com nome oficial sendo Instituto de Arte e Cultura do Ceará, mas conhecido apenas como “Dragão”, ou “Dragão do Mar”, este centro cultural foi a primeira Organização Social na área de cultura criada no Brasil, em 1999. O nome fantasia é uma homenagem ao pescador e símbolo do movimento abolicionista cearense Chico da Matilde.

O centro conta com diversas atrações, entre elas:  o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco, o Anfiteatro Sérgio Mota, um Auditório e o Planetário Rubens de Azevedo.

Uma de suas maiores atrações é a Praça Verde, ontem frequentemente acontecem diversos shows de personalidades brasileiras – muitas vezes com entrada gratuita.

Além disso, é um dos maiores cartões postais da cidade de Fortaleza e, ao seu redor, ficam situadas diversas boates e bares.

O Dragão do Mar tem a maior parte de sua programação com acesso gratuito ou com preços simbólicos, que variam de acordo com cada atração.

Mais informações: http://www.dragaodomar.org.br/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros