Nesse domingo é o dia dos museus e pra comemorar, a gente decidiu mostrar alguns exemplos de como as duas coisas, por incrível que pareça, tem tudo a ver!
Museu Itinerante Memória Carris
Desde 1989 esse museu sobre rodas abriga a história da Companhia Carris Porto-Alegrense, levando para escolas e eventos da cidade memórias do local, assim como a sua relação com o desenvolvimento urbano da capital gaúcha.
Uma curiosidade para os busólogos: o ônibus que abriga o Museu é um modelo monobloco da Mercedes-benz de 1984. Sua estrutura é a monumentalização de um período da história dessa empresa, bem como de Porto Alegre. Até mesmo o próprio ônibus é uma peça museológica.
Museu dos Transportes Públicos
Localizado na capital paulista museu guarda relíquias desde o primeiro bonde a circular no Brasil – no Rio de Janeiro, em 1859, e em São Paulo, em 1872 – até o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960.
No acervo da instituição constam sete veículos, cerca de 1.500 fotos e 1.500 livros, além de móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte público urbano no Brasil.
Passeio aos museus
Várias cidades organizam passeio de ônibus aos museus, como é o caso de São Paulo. Neste sábado (10 de maio), a primeira parada do ônibus cultural será a Pinacoteca, onde ocorre a exposição ‘Olhares de Diógenes – Aquarelas, pinturas e memórias’. A próxima é o Museu Solar do Barão, para a abertura da exposição ‘VI(VER) Diálogo Gráfico’, que terá a apresentação da cantora e compositora Odete Machado.