Se você vai viajar com crianças é bom se programar para garantir a diversão em boa parte do tempo. Ao contrário dos adultos, que muitas vezes veem a viagem como uma possibilidade de descansar, os pequenos só querem saber de brincar.
Para isso, existem alguns museus cuja proposta é entreter e ensinar ao mesmo tempo – perfeitos para a criançada! Anote essa lista de museus do circuito Rio/São Paulo que são garantia de sorriso no rosto da garotada.
Contudo, nesta lista ainda não consta o mais novo museu do Rio de Janeiro que tem atraído visitantes grandes e pequenos de todo país: O Museu do Amanhã. Coloque mais este na sua lista e vamos por essa viagem cultural:
“Catavento Cultural – SP
Sabe aquele museu chato, em que não se pode tocar em nada, só olhar de longe, sem interagir? No Catavento é justo o contrário. O museu tem a proposta de levar conhecimento, experiências e informação científica para as pessoas, de uma forma divertida e interativa. São tantas atividades, que seu filhote não vai conseguir fazer tudo em uma única visita. O Catavento é um lugar para sempre retornar. Em cada idade, a criança vai vivenciar a ida ao museu de uma forma diferente, aprendendo sempre um pouco mais.
Funciona no antigo e belíssimo prédio do Palácio das Indústrias, que também já foi delegacia, Assembleia Legislativa e sede da Prefeitura de São Paulo.
O museu é dividido em quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Em todas a atividades, há um monitor que orienta as pessoas sobre a atividade em questão.
Na seção sobre Universo, por exemplo, é possível escutar a transmissão da Apolo 11 no momento do pouso na lua, além de aprenderem sobre estrelas, planetas e galáxias.
Na seção Vida ficam sabendo tudo sobre os ecossistemas brasileiros. Na seção Engenho, as crianças podem levantar um adulto, observar um balão subir, ver como os raios surgem, andar de bike para acender uma lâmpada, e sentir seus cabelos arrepiados! E tem mais: entrar numa bolha de sabão gigante, sentar em um banco de pregos, ver um ventilador sem hélice e muito mais. Esta seção é puro divertimento!
Museu Imperial – RJ
Localizado em Petrópolis, cidade serrana a 66 km da cidade do Rio de janeiro, o Museu Imperial é a joia histórica da cidade. Só caminhar pelos seus jardins já é bacana, imagine, então, calçar pantufas e perambular pelos mais diversos cômodos da residência de verão de D. Pedro II.
Em estilo neoclássico, o museu é um dos mais importantes monumentos arquitetônicos e históricos do país, apresentando o mais vasto acervo do Brasil relativo ao império brasileiro, com mais de 300 mil itens em sua coleção.
Para os pequenos, calçar as pantufas é uma aventura, além de ficarem muito surpresos ao saberem que o palácio não possuía banheiro, nem sequer água encanada.
Minha dica é passar o dia em Petrópolis, que além do Museu Imperial, oferece uma gama da atrações.
Museu da Vida – RJ
Passeio pouco divulgado e pouco utilizado pelos turistas, e até mesmo pelos próprios cariocas, por ficar longe da zona sul, mas o Museu da Vida é um lugar incrível para levar as crianças, uma verdadeira aula de ciências interativa.
O objetivo do museu é fazer a integração entre sociedade, cultura e ciência, de forma lúdica e divertida, através de exposições, atividades interativas, multimídia, teatro, vídeo e laboratórios.
A diversão já começa com o trenzinho que você pega em uma linda estação para conhecer as atrações do museu. Em uma delas você conhece detalhes da construção do castelo da Fiocruz, fazendo uma verdadeira viagem no tempo, conhecendo o Rio nos anos 20.
A parte que as crianças mais curtem é o Parque da Ciência, uma área de 2400m² onde elas podem escalar uma célula gigante, criar luz sem energia elétrica ou mesmo entender o funcionamento do olho humano.
No museu, ainda assistimos a um teatrinho, participamos de experimentos, e tudo isso sem pagar absolutamente nada, o que hoje em dia é coisa raríssima!
Museu do Futebol – SP
Com 15 salas de exposição permanente e uma de exposição temporária, o Museu do Futebol é o lugar perfeito para crianças apaixonadas por futebol, e que desejam conhecer um pouco mais da história do esporte e seus ídolos.
Construído nas arquibancadas do estádio do Pacaembu, tornou-se um dos museus mais visitados do Brasil, e não é para menos, pois mostra toda a história do nosso esporte mais popular de forma interativa, divertida e muitas vezes emocionante.
Para nós brasileiros, que temos o futebol praticamente no sangue, o museu nos presenteia com um pouco da nossa história de vida também, principalmente na sala que conta a história das copas, pois muitas das nossas lembranças são associadas aos ganhos e perdas da nossa seleção.
Museu Nacional da UFRJ – RJ
Fundado em 1818 por D. João VI, o Museu Nacional foi a primeira instituição científica do país, sendo um dos mais importantes museus do Brasil e o maior Museu de História Natural e Antropológica da América Latina.
O museu ocupa o prédio que já serviu de moradia para a família real portuguesa e para a família imperial brasileira.
O museu está localizado dentro da Quinta da Boa Vista, que oferece vasta diversão para os pequenos, como aluguel de bikes, carrinhos elétricos, mesas para fazer pic nic, cama elástica e muitos outros brinquedos.
No museu estão expostos meteoritos, réplicas de dinossauros (fazem a alegria da criançada!), esqueletos e fósseis de muitos bichos, múmias e sarcófagos na exposição do Egito Antigo, além de centenas de peças que expressam a cultura indígena e pré-colombiana, animais empalhados, além de pedras e coleções zoológicas. Uma verdadeira aula de ciências!
Outro passeio bacana dentro da Quinta é o Zoológico do Rio, que apesar de estar em péssimo estado de conservação, ainda é um passeio que agrada aos pequenos, que acabam não percebendo muito a falta de cuidados com os bichanos.
O ideal é visitar o museu e depois seguir para o Zoo ou curtir as atrações da Quinta da Boa Vista.”
E se quiser saber mais sobre o serviço de cada lugar é só visitar o site: http://www.viajarhei.com.