1 de abril de 2013 abrati

Na memória e na fotografia

Capturar um momento e guardá-lo para sempre na lembrança é uma delícia, não é? Graças às fotografias, podemos manter vivas na memória as experiências que temos em nossas viagens, podendo revivê-las sempre que a saudade bater. Para isso, não há mistério nenhum. Câmera fotográfica na mão e tudo é possível! Mas algumas dicas básicas podem te ajudar a guardar fotos lindas das suas aventuras. Olha só:

fotos

– Planeje a viagem. Se você já sabe quais são todos os pontos turísticos que vai querer visitar, pode fazer uma pesquisa prévia na internet e ver fotografias que outras pessoas fizeram naqueles locais. Essas imagens podem servir de inspiração para as suas fotos.

– Tenha sua câmera sempre por perto. Nunca se sabe quando vai aparecer uma cena inusitada e interessante que mereça ser registrada. Além disso, cuide muito bem do seu material para evitar danos e perdas.

– No caminho, aproveite para fotografar o seu meio de transporte, a estrada e também as paisagens. Mas não esqueça: é proibido colocar o corpo para fora da janela do ônibus, para evitar acidentes. Faça todas as fotografias com o corpo e o material fotográfico dentro do veículo.

– Tenha paciência e tire muitas fotos. Nem sempre o resultado será bom na primeira tentativa, mas não desista. Fazendo muitas imagens, você terá várias opções para escolher. Se a câmera for digital, depois apague as tentativas que não deram certo para poupar espaço na memória. Você também pode levar um cartão de memória reserva. Lembre-se também das pilhas extras e/ou carregador também.

– Acorde cedo. Assim você terá mais tempo para visitar e fotografar mais lugares. Além disso, poderá experimentar mais luzes diferentes, como a do amanhecer, do pôr do sol etc.

Dicas técnicas:

– Fuja do padrão de centralizar o objeto na foto. Enquadrar o assunto nos cantos pode fazer toda a diferença, deixando a foto mais interessante e com cara de profissional.

– Tire proveito da iluminação natural. Só use o flash quando for realmente necessário, pois se usado muito de perto, ele deixa a foto muito clara, e se usado de longe, muito escura.

– Mesmo as câmeras mais simples têm modos de fotografia e configurações como cor, contraste e brilho. Experimente cada uma delas e aprenda qual ficar melhor para cada situação. Você pode se surpreender com o resultado.

Viu como é fácil?

, , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros