É curioso… Em quase todos os países, o dia 14 de fevereiro é celebrado como o dia do amor, e conhecido como Valentine’s Day, já no Brasil comemoramos o dia dos namorados em 12 de junho. A origem destas datas é bem distinta:
O chamado Valentine’s Day começou a ser celebrado nos primeiros séculos da era Cristã, quando o imperador Claudio II baniu os casamentos por acreditar que homens casados se tornavam soldados piores. Valetim, um padre romano, porém, organizava cerimônias em segredo. Quando Claudius descobriu, ele foi preso e sentenciado à morte. Valentin foi canonizado e virou símbolo dos enamorados.
No Brasil a história teve outra motivação: Em 1948, a campanha de uma agência de publicidade par loja de departamentos criou uma data que, como o dia das mães alavancassem as vendas no mês de junho, que sempre eram muito fracas.
Dia 12 de junho, que coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, parecia perfeito para trocas de presentes e juras de amor. A ideia deu tão certo que outras empresas seguiram a convenção e em pouco tempo todo país comemorava a data.
Se a ideia comercial não lhe pareceu romântica uma ótima maneira de comemorar a data é levar quem você ama para viajar. Para não errar siga alguns conselhos:
-Escolha um destino que agrade aos dois.
-Antes da viagem organizem os gastos para que o tema não gere atritos
-Seja mais paciente. Tudo ganha proporções maiores longe de casa, inclusive pequenos atritos.
-Seja mais carinhoso (a). Pelo mesmo motivo acima!
Mas talvez a dica mais certeira para manter o amor aceso é fazer de toda viagem, em qualquer época do ano, um Dia dos Namorados.