No final do mês passado, fizemos um post listando alguns tipos de combustível que fogem do tradicional. Pois descobrimos que essa é uma realidade muito mais próxima de nós do que conseguimos imaginar. Na semana passada uma novidade surgiu no universo dos ônibus brasileiros: um modelo movido a excremento de galinhas. O ônibus é movido a biometano, um biogás produzido a partir dos dejetos de animais.
A ideia surgiu ano passado, quando o fabricante trouxe, da Suécia, um chassi movido a gás natural veicular. Os excrementos são captados por dutos especiais e levadas a um biodigestor. Então, os dejetos são degradados por colônias de microorganismos eo biogás é gerado. O biometano passa por uma filtragem para eliminar outros gases e garantir 90% de pureza.
Após o processo de limpeza e purificação dos gases, eles são envazados em cilindros e transportados até um posto de abastecimento, de onde partem para os ônibus. A cada dia que se passa a tecnologia vem se mostrando a melhor aliada para garantir um futuro brilhante para o sistema de transporte rodoviário.