22 de janeiro de 2014 abrati

Onde ficar?! Hospedagens alternativas

Para quem não vai deixar de acompanhar a Copa do Mundo 2014, sediada no nosso próprio país do futebol, já demos nossas dicas e tiramos as dúvidas sobre o sistema de classificação e diferenças dos variados tipos de hotéis. Mas e quem procura outros tipos de hospedagens, longe da pompa dos grandes hotéis, e quer fazer de suas viagens verdadeiras experiências socioculturais?

Preparamos um guia especial para encarar esse tipo de aventura e entender de uma vez por todas as particularidades que cada sistema de hospedagem tem a oferecer. E sempre com economia.

pousadaa

Pousada
A definição de pousada é um empreendimento predominantemente horizontal composto de no máximo 30 unidades de alojamento, podendo ser em prédio. Estruturalmente, seu diferencial em relação aos hotéis estão na disposição “térrea”, mas sua principal distinção é que pousadas geralmente se concentram nos “corações culturais” da cidade – regiões centrais e turísticas –, permitindo uma maior interação com os lugares e sua cultura.

Além disso, esse tipo de habitação é geralmente organizado por pequenos grupos familiares, que acabam deixando tudo mais informal, mas proporcionam experiências reveladoras como refeições em grupo abastecidas de comidas típicas da região. Ideal para quem vai levar toda a família para conhecer novos lugares.

Casas de temporada
Vai viajar com os amigos e não quer perder nem um segundo das festas, brincadeiras e diversão sem hora programada na companhia das melhores pessoas possíveis? Então a sua opção são as casas de temporada. Disponíveis em todas as épocas do ano – e com ainda maior oferta graças à Copa do Mundo em 2014 –, esse tipo de alojamento é a opção ideal para quem quer a liberdade de sair e voltar a hora que melhor desejar, além de sempre representar uma boa economia. Uma boa dica é procurar casa à beira-mar ou em praias próximas vizinhas. O que mais alguém pode querer? Visite o site https://www.airbnb.com.br/ e viaje tranquilo.

Albergue
Albergues, também chamados de hostels, são uma das formas mais econômicas de se instalar num lugar novo, mas essa é apenas uma de suas vantagens: o melhor mesmo é a quantidade de pessoas que você vai conhecer. Os alberguistas provavelmente estarão lá pelos mesmos motivos que você, buscando hospedagem rápida e barata, então que tal aproveitar para conhecer as mais diferentes pessoas de todos os lugares do mundo?

Além de ser uma grande oportunidade de fazer amizades e dividir um pouco da cultura de cada um, não vai ser difícil se unir a um grupo pra aproveitar o máximo da cidade e da época juntos, e é claro, para formar seus companheiros de estádio para torcer junto – mesmo que para seleções diferentes, não é?

Uma boa dica é o HiHostel (http://www.hihostelbrasil.com.br/), sistema internacional para busca de albergues em todo lugar.

Cama e Café da Manhã
A hospedagem em casas de famílias, conhecidas como Bed and Breakfast (Cama e Café da Manhã) propiciam experiências únicas, ainda mais em lugares novos e desconhecidos. Imagine o prazer de poder ficar na casa de um habitante local e, por um tempo, ser um membro de sua família, dividindo experiências, conhecendo seus modos de vida e dividindo um pouquinho do seu? Dessa maneira, você pode ainda buscar seu anfitrião de acordo com seus hábitos, hobbies e interesses, para tornar a estadia ainda mais interessante.

Gostou da ideia? Então não deixa de conferir as oportunidades e estar sempre atento em portais como o Cama e Café (http://www.camaecafe.com.br/) e o Couch Surfing (https://www.couchsurfing.org/) para garantir sua hospedagem.

camping

Camping
Outra grande ideia para quem quer viajar com a família, mas ao mesmo tempo mantendo contato com a natureza e a distância dos caóticos centros urbanos, é o camping. Em um ambiente novo e com essa atmosfera, novas experiências vividas e compartilhadas gerarão boas lembranças de pais e filhos, contribuindo até mesmo para estreitar os laços familiares, afinal, nada como uma boa história de “você lembra daquela viagem…?”

Você encontrará áreas de acampamento com as devidas precauções e termos de segurança nos arredores de praticamente toda capital e centros turísticos do mundo, informe-se com os órgãos de turismo locais. Imagine só: ver a seleção levar o troféu e sair do estádio para ir comemorar sob o pôr do sol e a luz das estrelas!

Comente o que achou do nosso guia! O Juntos a Bordo deseja a todos uma boa viagem e que todos divirtam-se na torcida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros