12 de setembro de 2017 abrati

Ônibus com cápsulas-leito já rodam nos EUA

Desde julho, uma linha de ônibus de luxo, operando carros de dois pisos equipados com o que se convencionou chamar de cápsulas-leito, e com um lounge no andar superior, está operando viagens noturnas entre as cidades norte-americanas de Los Angeles e São Francisco. A não ser pelas cápsulas-leito, não é nada de tão diferente em comparação com os ônibus e serviços das empresas brasileiras, como a Viação Águia Branca, que opera o DD mostrado abaixo. Mas sempre é uma ideia nova. Screenshot_1

Além do ônibus de dois andares e dos avançados equipamentos de segurança, um aspecto do serviço norte-americano que se aproxima bastante daquele prestado pelas empresas brasileiras é o empenho da operadora em oferecer na linha entre Los Angeles e São Francisco as melhores condições para que os passageiros embarquem, se acomodem convenientemente, mergulhem numa jornada de sono ou descanso reparador e só acordem no dia seguinte, ao término da viagem, prontos até para trabalhar, se for o caso. Não por acaso, é considerável o percentual de passageiros executivos que viajam nesse ônibus. Denominada Cabin, a companhia americana empenha-se também em oferecer aos passageiros, muitos deles executivos, entretenimento com monitores de TV individuais no interior das cápsulas-leito e monitores também no lounge com poltronas bem confortáveis e adequadas a uma permanência relaxante, que pode, inclusive, prolongar-se pela viagem inteira. Transpondo-se a situação para o Brasil, é possível tomar como exemplo as operadoras que cobrem rotas como São Paulo-Rio de Janeiro, Belo Horizonte-Rio de Janeiro, Brasília-São Paulo, Florianópolis-São Paulo e muitas outras. São rotas operadas por empresas como Auto Viação Catarinense, Expresso Brasileiro, Expresso Guanabara, Viação Águia Branca, UTIL, Viação Cometa e dezenas de outras, todas utilizando modernos ônibus de dois pisos na prestação dos serviços. Mais recentemente, várias empresas estão passando a contar com os novíssimos ônibus de 15 metros, ainda mais confortáveis que seus antecessores de 14 metros.

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DIFERENÇAS

Obviamente, no caso das companhias brasileiras, existem diferenças em relação às que operam nos Estados Unidos, mas, provavelmente, podem ser diferenças a favorecer o passageiro brasileiro, pois se tratam de mais comodidades e criativos itens de conforto como as tomadas individuais para carregamento de aparelhos eletrônicos, sinal wi-fi ao longo de toda a viagem, múltiplas possibilidades de reclinação das poltronas, sistemas audiovisuais com rádio MP3 e DVD etc. Outra diferença notável são os ônibus especialmente configurados para oferecer, simultaneamente, mais de um tipo de serviço no mesmo veículo, como, por exemplo, executivo e leito cama. Ou seja, mais de uma alternativa para o passageiro.

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Nos aspectos relacionados à segurança dos veículos e dos passageiros, as montadoras e encarroçadoras brasileiras vêm colocando no mercado, com o endosso entusiástico das operadoras, múltiplos avanços tecnológicos como os sistemas de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus, sistemas de frenagem de emergência, sistemas automáticos de aviso de faixa e de obstáculos à frente de ônibus, suspensões eletronicamente controladas, controles eletrônicos de estabilidade, sistemas antitombamento e muito mais. Avanços importantes como o monitoramento permanente dos ônibus ao longo dos itinerários, com auxílio dos sinais de satélite, há muito tempo já fazem parte da rotina operacional das companhias brasileiras. Da mesma forma, procedimentos simples como as revisões periódicas e minuciosas dos veículos, o controle sistemático da quilometragem rodada e a prioridade às manutenções preventivas são medidas rigidamente observadas e incorporadas à rotina das empresas.

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SEGURANÇA

Há muitos anos são comuns as viagens noturnas, principalmente em rotas de média e longa distâncias, oferecidas pelas empresas brasileiras de transporte rodoviário de passageiros. A preocupação com a segurança dos veículos e dos viajantes levou as operadoras a desenvolver, por exemplo, com a intervenção de médicos especializados em medicina do sono, meticulosos programas de prevenção do sono dos motoristas, associados à manutenção de postos de parada ao longo dos itinerários, de maneira que nenhum motorista possa dirigir sem interrupção além do tempo normal. Em determinadas rotas, algumas empresas costumam manter salas de estimulação luminosa e equipamentos simples como bicicletas ergométricas, para que os motoristas possam praticar exercícios leves e elevar o seu estado de alerta. Finalmente, devem ser destacadas as políticas de renovação das frotas, observadas mesmo em períodos de retração da economia, como o atual. A cada ano são renovados entre 15% e 20% das frotas brasileiras de transporte rodoviário interestadual.

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O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros